X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

#QueroIr

Recife é considerada a cidade mais competitiva do Nordeste

Capital pernambucana é o único município da Região entre os 100 primeiros colocados de todo o País


Ouvir

Escute essa reportagem

Pelo terceiro ano consecutivo, o Recife foi selecionado como o melhor do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Além da liderança consolidada na Região, a capital pernambucana se posiciona na 37ª colocação geral no Brasil e é a única cidade nordestina entre as 100 primeiras colocadas. 

Imagem ilustrativa da imagem Recife é considerada a cidade mais competitiva do Nordeste
|  Foto: Reprodução/Instagram

O Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 cidades (Mais de 80 mil habitantes). No comparativo com 2022, o Recife avançou 45 posições.

Os resultados do levantamento foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), nesta quarta-feira (23), e medem a capacidade do município de fornecer serviços públicos de qualidade e entregar um ambiente positivo de bem estar social. 

Para estabelecer o nível de competitividade municipal, o CLP considera informações disponibilizadas em mais de 30 bancos de dados públicos para analisar 65 indicadores organizados nos seguintes pilares temáticos em Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. 

EDUCAÇÃO E FINANÇAS

O levantamento de 2023 mostrou, por exemplo, que o Recife atingiu a melhor avaliação no indicador "Taxa Bruta de Matrícula - Ensino Técnico e Profissionalizante" pela primeira vez, elevando a avaliação da cidade no pilar Capital Humano. 

Em "Sustentabilidade Fiscal", o Recife conquistou a nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Apenas sete capitais brasileiras atingiram este resultado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: