Recife é considerada a cidade mais competitiva do Nordeste
Capital pernambucana é o único município da Região entre os 100 primeiros colocados de todo o País
Escute essa reportagem
Pelo terceiro ano consecutivo, o Recife foi selecionado como o melhor do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Além da liderança consolidada na Região, a capital pernambucana se posiciona na 37ª colocação geral no Brasil e é a única cidade nordestina entre as 100 primeiras colocadas.
O Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 cidades (Mais de 80 mil habitantes). No comparativo com 2022, o Recife avançou 45 posições.
Os resultados do levantamento foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), nesta quarta-feira (23), e medem a capacidade do município de fornecer serviços públicos de qualidade e entregar um ambiente positivo de bem estar social.
Para estabelecer o nível de competitividade municipal, o CLP considera informações disponibilizadas em mais de 30 bancos de dados públicos para analisar 65 indicadores organizados nos seguintes pilares temáticos em Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
EDUCAÇÃO E FINANÇAS
O levantamento de 2023 mostrou, por exemplo, que o Recife atingiu a melhor avaliação no indicador "Taxa Bruta de Matrícula - Ensino Técnico e Profissionalizante" pela primeira vez, elevando a avaliação da cidade no pilar Capital Humano.
Em "Sustentabilidade Fiscal", o Recife conquistou a nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Apenas sete capitais brasileiras atingiram este resultado.
Comentários