“Estou pronta para realizar meu sonho nos EUA”, diz estudante ganhadora de bolsa
Giovanna conta que foi convidada pelo treinador do time de futebol da State Fair Community College, em Missouri, nos Estados Unidos
Escute essa reportagem
Um sonho que parecia distante, mas alcançado pelo foco, pela preparação e, sem dúvida, pelo talento em campo. Com apenas 19 anos, a estudante Giovanna Dantas conquistou uma bolsa de 100% em uma universidade dos Estados Unidos para jogar futebol e estudar Administração de Negócios.
No próximo dia 11, a estudante deixará o Estado para seguir o sonho. Ela estudará na State Fair Community College, em Missouri, nos Estados Unidos.
Giovanna conta que foi convidada pelo treinador do time de futebol da faculdade para realizar duas provas em inglês. Após a aprovação, ela conquistou a bolsa de estudos.
A paixão pelo futebol começou desde criança, quando jogava com escolas de futsal com outros meninos. Aos 14 anos, ela encontrou times femininos, como as equipes de Feu Rosa e da Serra.
Foi na Overtime Academy que a estudante mais se desenvolveu, conquistou títulos e visibilidade para concorrer a bolsas universitárias.
“Fico muito feliz por ter conquistado essa bolsa. Sei das barreiras e dos esforços que tive. Estou pronta para realizar meu sonho nos Estados Unidos, para dar o meu melhor e para apresentar o Brasil para todos”.
Apesar das grandes mudanças, Giovanna se diz alegre e motivada a enfrentar os novos desafios, viver em outra cultura e representar o Espírito Santo.
O coordenador da Overtime Academy e profissional de Educação Física, Ramon Alves, conta que o esporte é uma das principais ferramentas para conquistar uma vaga, com bolsa integral, nas universidades dos EUA e do Canadá.
Ele destaca o poder do esporte para ampliar oportunidades e transformar vidas. No futebol, por exemplo, a visibilidade feminina é maior nos Estados Unidos e, por isso, as atletas têm maiores chances de desenvolvimento na carreira esportiva, além da formação acadêmica.
“A ideia de que futebol é para homens é descontextualizada. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maior prática e visibilidade é do futebol feminino. Nosso objetivo com a escola é gerar oportunidade para atletas do feminino. Assim, elas podem utilizar o futebol como ferramenta de se formar em outro país”.
Aumento da procura
Oportunidades
Muito mais do que um esporte, o futebol proporciona ensinamentos de vida e abre caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional. É o que acredita a professora Marcela Costa, da Escola de Futebol Zico.
Ela percebe o aumento da procura por aulas do esporte entre as meninas. Para suas alunas, como a equipe de Vila Velha, a professora reforça que sonhar é necessário e diz que a experiência em um time de futebol pode prepará-las para diversas funções dentro do futebol.
“Às vezes, a aluna não se torna uma jogadora, mas uma fisioterapeuta do esporte, uma preparadora física ou uma gestora de equipes esportivas”.
Comentários