X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Queixas por sumiço de dinheiro em aplicativo


Imagem ilustrativa da imagem Queixas por sumiço de dinheiro em aplicativo
Fernanda Nobre chegou a fazer um boletim de ocorrência contra a empresa para tentar resolver a situação |  Foto: Leone Iglesias/AT

Consumidores que utilizam o aplicativo PicPay para realizar transferências financeiras relataram problemas recentes, que incluem dinheiro retido ou mesmo sumiço do saldo da conta.

A fintech capixaba ganhou cerca de 7 milhões de novos usuários nos últimos dois meses, principalmente devido à movimentação de valores de benefícios como o auxílio emergencial do governo federal. Porém, segundo o Procon estadual, foram registrados 371 atendimentos relacionados ao PicPay neste ano.

A assistente administrativa Emely Nunes relata que teve problemas ao transferir o dinheiro do PicPay para a conta de um banco. “No meio da transação o dinheiro sumiu. Estamos há uma semana tentando resolver, mas eles não dão retorno adequado”.

Os usuários publicaram reclamações em redes sociais, e destacaram a dificuldade para entrar em contato com a PicPay. Foi o caso do proprietário de lan house Sandro Amaro Mendes Teixeira. “Fiquei dois meses tentando me comunicar com a empresa para recuperar o dinheiro”, explica.

Microempresária do ramo de doces, Fernanda Nobre destaca que chegou a fazer um boletim de ocorrência contra a empresa para tentar resolver a situação.

“Fiz uma transferência para minha conta corrente pelo aplicativo, mas fiquei uma semana sem o dinheiro aparecer. Nenhum dos contatos que procurava me respondiam. Foi só quando fui fazer o Boletim de Ocorrência que a empresa entrou em contato comigo e, depois de dois dias, resolveu o problema”.

O advogado especialista em direito do consumidor, Thiago Perez Moreira, explica que o usuário pode cobrar indenização. “O usuário pode entrar com uma ação em juizado especial nas pequenas causas. A responsabilidade pela falha é da empresa”.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, disse em nota que o órgão já notificou a empresa para prestar esclarecimentos e que ela está solucionando as demandas recepcionadas.

O PicPay informou em nota que o crescimento exponencial na empresa nos últimos dois meses gerou um aumento no tempo médio de atendimento e de conclusão de operações. Além disso, as equipes de relacionamento com o cliente estão dedicadas 24 horas por dia para solucionar os casos.

Falha é de comunicação, afirmam especialistas

Apesar dos problemas relatados, especialistas consideram o sistema de empresas com o PicPay como tão ou mais seguro que bancos tradicionais.

De acordo com o Mestre em Rede de Computadores João Paulo Machado Chamon, as falhas citadas são normais para novas tecnologias.

“O PicPay é uma 'fintech', uma empresa que presta serviços utilizando a tecnologia como principal ferramenta. Usar o PicPay é tão seguro quanto bancos tradicionais, que sofrem com ataques e casos de estelionato. O que falta é um canal mais efetivo de comunicação com o usuário”.

Para o economista Ricardo Paixão, a existência das fintechs é positiva para o mercado financeiro.

“Aumentar a concorrência no setor financeiro é bom para o consumidor porque causa uma redução na taxa dos juros dos bancos. Só que por ser uma tecnologia nova, acaba tendo problemas com grande demanda de uso, como é o caso atualmente. Então, criar um canal direto com o usuário para dúvidas e problemas é essencial”.


Saiba mais


O que fazer?

  • Os consumidores que tiverem problemas podem registrar a reclamação por meio do App Procon-ES (Android)ou do Fale Conosco, disponível no site www.procon.es.gov.br.

  • O atendimento presencial deve ser agendado pelos telefones 151 ou (27) 3332-2011 e (27) 3381-6236.

  • Também é possível ingressar, com ou sem advogado, com um processo nas pequenas causas no juizado especial em busca de indenização.

  • Um Boletim de Ocorrência também pode ser feito contra a empresa para cobrar o valor devido.

Fontes: Procon e advogado Thiago Moreira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: