É hora de se proteger das doenças de verão
Escute essa reportagem
Faltando poucos dias para a chegada da estação mais quente do ano, o momento é de atenção com a saúde. Em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem número crescente de casos, especialistas fazem um alerta para os cuidados com outras 10 doenças mais comuns no verão.
Entre os problemas que mais afetam a população todos os anos estão gastroenterites, desidratação, dengue e micoses de pele.
O enfermeiro e chefe da área técnica de Saúde do Adulto da secretaria de Saúde de Vitória, Rodrigo Buback, explicou que os longos períodos na praias ou piscina, sem a hidratação adequada, levam muitas pessoas a desenvolverem quadros de insolação e desidratação, principalmente em crianças e idosos.
"O sol forte e água gelada também desencadeiam inflamações na garganta, muito comuns nessa época. Por isso, o ideal é ingerir muito líquido."
Ele acrescentou que os quadros de micose também são comuns, como a larva migrans, fungos ou o chamado pano branco. "A orientação é que as pessoas tomem banho assim que cheguem da praia, lavando bem o corpo com sabão. É importante se secar bem, principalmente nas dobras e cabelos. Fungos se proliferam na umidade", ressaltou.
Buback pontuou ainda os cuidados com as gastroenterites, que aumentam em tempos mais quentes. "É preciso evitar consumir produtos que estragam facilmente, como maioneses, além de alimentos em que não é possível saber os cuidados com o preparo, principalmente verduras e legumes rasteiros. Esses precisam ser bem lavados."
Outro cuidado, revelado por ele, é com a água parada em quintais, provocada pelas pancadas de chuva nessa temporada. "A dengue e a chikungunya estiveram presentes durante todo esse ano, mas a tendência no verão é que elas aumentem ainda mais."
Mesmo com doenças que têm maior incidência todos os anos nesse período, o enfermeiro salientou que a doença de maior prevalência na população este ano é a Covid, por isso os cuidados com o vírus não podem ser deixados de lado.
"Muitos sintomas de doenças de verão, como gastroenterite e dengue, por exemplo, podem ser semelhantes. A única forma de saber se o que está sentindo não é Covid é por meio de exame. Enquanto não há confirmação, evite o contato com outras pessoas."
Médicos ouvidos pela reportagem também alertaram para a importância de evitar a exposição prolongada ao sol no período entre 10h e 16h, e uso do protetor solar.

Comentários