X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Proposta para reduzir preços dos videogames


Imagem ilustrativa da imagem Proposta para reduzir preços dos videogames
A versão maior do console custará US$ 499,99 e o PlayStation 5 Digital Edition, sem drive para CD, custará US$ 399,99 |  Foto: Divulgação/ Sony

O deputado federal (DEM-SP) Kim Kataguiri enviou ao Ministério da Economia um pedido de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre videogames, como alternativa para reduzir os preços do PlayStation 5 e do Xbox Series no Brasil.

De acordo com Kataguiri, os impostos sobre os consoles chegam a quase 100%, uma vez que são classificados pela Receita Federal como “jogos de azar”.

Além da alíquota do IPI, que pode chegar a 40%, ele cita a incidência do ICMS e do PIS/Cofins como grandes culpados dos preços elevados.

Junto ao pedido, o parlamentar enviou um estudo da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados que sugere uma alíquota de 15% do IPI.

Conforme a proposta, a redução não prejudicaria os cofres públicos e, por outro lado, ajudaria a fomentar a produção de videogames no Brasil, gerando mais empregos.

Ainda segundo o deputado, a sobretaxa leva o brasileiro a adquirir videogames em outros países ou por contrabando.

Na proposta, o deputado também citou a saída da Sony do Brasil como consequência dos impostos elevados e disse que os preços menores fariam o volume de vendas aumentar significativamente, sendo benéfico para todos.

A sugestão de Kataguiri para reduzir os preços dos videogames dividiu opiniões nas redes sociais. Enquanto muitos gamers apoiaram a iniciativa, outros se mostraram desconfiados da proposta.

Um dos principais críticos à proposta foi o ator e apresentador Luciano Amaral. Em seu perfil no Twitter, ele alertou:

“São 20 anos trabalhando com videogames. Toda vez que apareceram propostas ‘mágicas’ de políticos para redução do preço dos games, a intenção real sempre se mostrou ser outra no final das contas”.

Amaral comentou que o tema é mais complexo do que aparenta e envolve diversos outros fatores, como “logística, segurança e confiabilidade no País”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: