Maranata desenvolve trabalho para garantir acessibilidade à palavra de Deus
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Quando se fala em acessibilidade é comum pensarmos na parte arquitetônica, como a construção de rampas, por exemplo. Mas, na Igreja Cristã Maranata a acessibilidade vai muito além dessa parte estrutural. O objetivo é garantir também a acessibilidade à Palavra de Deus.
Para tanto, é desenvolvido um trabalho que garante a possibilidade de que crianças, jovens e adultos, que tenham qualquer tipo deficiência, possam acompanhar os estudos da Escola Bíblica Dominical e os cultos.
“A importância desse trabalho é que estamos dando acessibilidade à Palavra e o nosso objetivo é esse, dar a essas crianças, jovens e adultos com deficiência, a oportunidade de aprender o que está sendo ensinado a todos”, comenta a médica Maria Amim, que é membro da ICM desde 1976. Ela mora em Belo Horizonte e faz parte do Grupo de Trabalho de Acessibilidade, criado em julho de 2019, com o objetivo de unificar a assistência às pessoas com deficiência em toda a ICM.
O coordenador do grupo, pastor Marco Antônio Medina, lembra que a preocupação do Senhor com a pessoa com deficiência é desde sempre. Ele comenta que as primeiras ações voltadas a garantir a acessibilidade na igreja foram para pessoas surdas, com utilização de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Maria Amim lembra que em 2004, membros da ICM de Belo Horizonte apresentaram o trabalho que faziam de assistência à criança surda para Dona Sara Victalino Gueiros, que na época estava à frente do trabalho com as crianças. Ela achou muito interessante e fez a convocação a nível nacional para darmos uma forma ao trabalho de acessibilidade nas igrejas.
“Em maio de 2005 o trabalho ganhou uma estrutura a nível nacional, iniciando com Libras, para atendimento ao surdo, depois passamos para atendimento ao surdo-cego e, em julho de 2019, o presidente da ICM, pastor Gedelti Victalino T. Gueiros, pediu para ter uma formatação no atendimento às crianças com deficiência intelectual, transtornos no espectro autista e T21 (Síndrome de Down).”
Uma das características do Transtorno do Espectro Autista é que as crianças gostam de ouvir sons repetidamente e reproduzem o som (imitação) com balbucios (que fazem com a própria boca). E, na ICM, há muitos casos de crianças com o Transtorno do Espectro Autista que reconhecem as vinhetas da igreja, sendo que outras reproduzem o som da vinheta em flautas e teclados. Essas crianças ficam aguardando o período do início do culto e já sabem a rotina da igreja. Ou seja, quando a vinheta toca significa que está no início do culto ou é o momento de se dirigir para as classes (antes da pandemia).
“A participação das crianças dentro do culto é igual. Não há diferenciação. As crianças convivem juntas nas mesmas salas. Elas têm a oportunidade de aprender sobre o Senhor Jesus da mesma forma que qualquer criança, só que de uma maneira adaptada, com o conteúdo adaptado à necessidade dela”
“O objetivo desse trabalho é facilitar o acesso e o entendimento à Palavra, aos estudos que a igreja oferece. Eu tenho filho com deficiência e sei como é difícil estar em um ambiente em que seu filho não consegue participar. Por isso é um trabalho que envolve todos os membros da igreja”
“A igreja já tem esse olhar de que todos precisam de salvação. Todos precisam de conhecimento da Palavra. Então o que a gente precisa é dar essa acessibilidade à Palavra”
“A Igreja Cristã Maranata disponibiliza aos pais e professores materiais adaptados que facilitam a compreensão das aulas. Experiências de crianças que acompanham os cultos on-line, envolvendo o louvor e as aulas, têm sido colhidas. A expansão do trabalho é uma bênção do Senhor Jesus para todos nós”
Assistência mesmo durante a pandemia
Neste período de pandemia, a Igreja Cristã Maranata (ICM) expandiu suas ações de acessibilidade para o canal oficial da instituição no YouTube. As aulas on-line abrangem assuntos coerentes com o intuito do projeto, com direcionamentos às famílias integradas por crianças e adolescentes com deficiência, nos âmbitos espiritual e socioeducacional.
Essa iniciativa surgiu com enfoque em auxiliar as famílias neste momento de pandemia devido ao coronavírus (Covid-19) e, neste período, os vídeos são voltados principalmente para assuntos relevantes dentro do contexto. Já foram postados 48 vídeos com orientações para as famílias, tais como: “Apresentação do trabalho com acessibilidade”, “Autonomia com Crianças com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual”, “Assistência ao Transtorno do Espectro Autista”, “Gestantes em época de coronavírus”, “Orientações e cuidados com o coronavírus para jovens”
Professora de apoio especializado, com foco em crianças autistas, Juliana Gonçalves Muniz dos Santos, que faz parte do Grupo de Trabalho de Acessibilidade da ICM, relata que, com esse apoio da igreja, foi possível vencer os desafios e obter resultados com as crianças.
Durante a pandemia percebemos o fortalecimento do vínculo afetivo e muitas famílias compartilharam resultados positivos, como maior uso da fala (crianças superando desafios, apesar de toda a situação do momento atual), pais descobrindo novas formas de estimulação para seus filhos, pois tiveram mais contato em família, uso de quadro contendo todas as atividades da semana, uso dos materiais adaptados da Escola Bíblica Dominical, contendo imagens e linguagem de fácil acesso à compreensão, atividades em família.
“Vale ressaltar que, mesmo com todos estes resultados, a necessidade de reorganizar a rotina foi de suma importância, pois sentimos falta de estar em contato direto com nossos irmãos e familiares”, afirma Juliana.
Intérprete de Libras
Diagnosticada com hiperatividade, Clara se interessou em fazer uma oficina de Libras oferecida pela Igreja Cristã Maranata em 2012. De lá pra cá ela se profissionalizou na área, concluiu graduação de Letras – Libras na Universidade Federal do Espírito Santo, foi aprovada em concurso público e é voluntária no trabalho de acolher a comunidade surda, junto com a mãe, Claudete.
No momento, elas participam do culto da madrugada ao Senhor em Libras, transmitido on-line pelo canal da ICM no YouTube. que outras reproduzem o som da vinheta em flautas e teclados. Essas crianças ficam aguardando o período do início do culto e já sabem a rotina da igreja. Ou seja, quando a vinheta toca significa que está no início do culto ou é o momento de se dirigir para as classes (antes da pandemia).
Saiba mais
- O Grupo de Trabalho de Acessibilidade produz cartilhas com orientações tanto para a igreja em geral, quanto para os professores da Escola Bíblica Dominical, sobre cada uma das deficiências, como transtorno do espectro autista, dificuldade motora, dificuldade de linguagem, a fim de que todas atendam às necessidades dessas crianças
- Assim que passar a pandemia será realizado um seminário nacional e internacional para capacitação das professoras da Escola Bíblica Dominical para unificar os conhecimentos.
- Mais do que somente a emissão da mensagem evangelística, a Igreja Cristã Maranata (ICM) também tem se preocupado com as formas de recepção desta. Um dos fatores que confirmam essa afirmativa é o recente lançamento de um questionário, para compartilhar no âmbito interno da ICM, o qual foi elaborado no mês de dezembro de 2020, a fim de conhecer, na comunidade, as diferentes necessidades que demandem adaptações de material por parte da igreja. A iniciativa é fruto do desenvolvimento do Trabalho de Acessibilidade da ICM.
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