Professores lançam livro virtual para tirar dúvidas de crianças sobre coronavírus
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Em um momento no qual o mundo luta contra a pandemia da covid-19, surgem muitas dúvidas para as crianças. Muitas delas querem sobre a pandemia do coronavírus, quando começou a existir esse problema, como vencer o vírus malvado, por que as pessoas morrem, porque todos precisam ficar de quarentena...
Para explicar de forma lúdica, neste sábado (9), será lançado virtualmente o livro "Os pequenos perguntam". A obra é voltada principalmente para crianças entre 2 a 9 anos.
Ilustrado e com 77 páginas, a obra estará disponível junto com o vídeo produzido pelo Grupo de Estudos em Microscopia (GEM), ambos em linguagem direcionada para o público infantil. Para ter acesso ao livro clique aqui
O livro, que primeiramente será lançado de forma digital e gratuita, foi idealizada por meio de um programa de extensão desenvolvido por pesquisadores, professores, técnicos e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – unidade Vila Velha, em parceria com Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e com as Universidades Federal e Estadual de Roraima.
“Esse lançamento tem o objetivo de trazer diversão para crianças por meio da arte e da cultura. O livro explica como as crianças podem se proteger e proteger suas famílias e amigos contra o coronavírus e como gerenciar emoções difíceis quando confrontadas com uma realidade nova e que muda rapidamente. São 35 perguntas de estudantes das séries iniciais e que são respondidas de forma didática por integrantes do GEM", explica a professora do Ifes que coordena o programa, Glória Maria de Farias Viégas.
A pesquisadora lembra que em todo o mundo, a vida das crianças foi completamente alterada – a maioria delas vive em países com algum tipo de movimento ou bloqueio restrito.
“Essa obra tem como objetivo ajudar as crianças a entender e navegar neste novo cenário e a aprender como podem realizar pequenas ações para se tornarem heróis em suas próprias histórias”, pontua Glória.
A coordenadora ressalta ainda que as próprias crianças, que foram convidadas para participar do projeto, fazem as perguntas com base em suas dúvidas a respeito do assunto.
“São 35 perguntas formuladas de forma espontânea e do modo como elas mesmo verbalizam. Há algumas perguntas que se repetem, mas isto é bom porque representa questionamentos comuns no universo das crianças que entrevistamos”, disse.
De acordo com Glória, as crianças que participam da ideia são estudantes do ensino fundamental que já tiveram algum tipo de contato com as atividades promovidas pelo GEM, no Espírito Santo e em Roraima, inclusive crianças da etnia Wapichana, que são de comunidades indígenas.
O material também poderá ser utilizado por escolas, educadores e professores das séries iniciais. Uma versão impressa está sendo produzida para ser distribuída gratuitamente aos alunos do ensino básico das redes de educação do Espírito Santo e de Roraima, assim que as atividades presenciais nas escolas retornarem. O trabalho faz parte da série “Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia”.
Segundo o professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, do Departamento de Química da Ufes e integrante da equipe de produção, o trabalho de pesquisa e extensão é resultado da parceria criada pelo GEM.
“Trata-se de uma ação de divulgação científica, que tem como principal objetivo dar voz às crianças do ensino fundamental, para que elas exponham seus questionamentos e, de forma descontraída e didática, possamos explicar toda a complexidade deste momento que estamos vivendo para esse público com pouca informação”, explica Ribeiro.
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