X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Primeira cirurgia com robô mais moderno do mundo


Quatro braços ao invés de dois e movimentos precisos atingindo locais em que a mão humana não alcança. Assim foi realizada a primeira cirurgia feita com um robô no Espírito Santo.

O procedimento inédito aconteceu ontem para a retirada de um câncer de próstata e foi considerado um sucesso. O paciente tem 63 anos e passa bem. A previsão é de que ele já tenha alta hoje do Hospital Santa Rita, em Vitória, onde a cirurgia foi realizada.

Imagem ilustrativa da imagem Primeira cirurgia com robô mais moderno do mundo
O robô Da Vinci Xi possui quatro braços para realizar o procedimento reproduzindo os movimentos do cirurgião |  Foto: Divulgação

Considerado uma revolução na medicina por ser o sistema cirúrgico mais moderno do mundo, o robô Da Vinci Xi possui quatro braços para realizar o procedimento. Um dos braços carrega uma câmera que exibe imagens 3D, em alta resolução. Os outros são guiados pelo cirurgião, que comanda a cirurgia de outro local.

Durante a operação de ontem, dois médicos ficaram próximos ao paciente para auxiliar o robô. Já o cirurgião fez seu trabalho sem ter contato com o paciente, movimentando os dedos em um cursor presente numa espécie de computador. O robô reproduziu os gestos do cirurgião no corpo do paciente.

“Os movimentos realizados pelo médico são filtrados de qualquer tipo de tremor natural do ser humano. O movimento feito pelas mãos do cirurgião é traduzido em movimentos mais precisos e com amplitude ainda maior do que a capacidade da mão humana. Além disso, conseguimos ver com muito mais detalhe”, afirmou o diretor clínico do Hospital Santa Rita, Alexandre Tironi.

A cirurgia durou uma hora, sendo que o procedimento normal dura cerca de 1h40. “O paciente também terá menos dor e uma recuperação mais rápida”, garantiu Tironi.

Quatro horas após a primeira cirurgia, o robô foi utilizado em outro procedimento para a retirada de um câncer de próstata, dessa vez em um paciente de 70 anos.

Outras três cirurgias de próstata estão previstas para hoje. Já nos próximos dias, será realizada a primeira cirurgia bariátrica robótica no Espírito Santo.

Novidade no Estado, o robô cirurgião foi testado pela primeira vez em 2006, nos Estados Unidos. No Brasil, o robô foi utilizado pela primeira vez em 2008, em uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.


SAIBA MAIS


Procedimento menos invasivo

Como funciona o robô
- O DA VINCI XI é o robô cirurgião com a tecnologia mais avançada do mundo.
- Ele possui quatro braços finos e de longo alcance. Um dos braços carrega uma câmera que exibe imagens em alta resolução, enquanto os outros são guiados pelo cirurgião, que comanda o procedimento sem contato com o paciente, de uma mesa de controle.
- O MÉDICO movimenta os dedos em um cursor, e o robô reproduz os gestos no corpo.
- Os movimentos realizados pelo cirurgião são filtrados de qualquer tipo de tremor natural do ser humano.
- A ARTICULAÇÃO do robô possui movimentos mais precisos e melhores do que a mão humana, além de atingir locais em que a mão não chega.
PARA O PACIENTE, os benefícios são: cirurgia menos invasiva, alta precoce, menor perda sanguínea, diminuição de chance de sequela cirúrgica, menor desconforto e menos uso de analgésico pós-operatório.

Primeira cirurgia robótica
- O primeiro procedimento com o robô no Estado foi realizado ontem, às 8h, no Hospital Santa Rita, em Vitória.
- A cirurgia aconteceu para a retirada de um câncer de próstata em um paciente que tem 63 anos. O homem passa bem e terá alta hoje.
- Quatro horas após a primeira cirurgia, o robô foi utilizado em outro procedimento para a retirada de um câncer de próstata, dessa vez em um paciente de 70 anos.
- Outras três cirurgias de próstata estão previstas para hoje. Já nos próximos dias, será realizada uma cirurgia bariátrica.

Fonte: Hospital Santa Rita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: