VÍDEO | Neblina faz Convento da Penha "desaparecer"
Escute essa reportagem
Uma densa neblina surpreendeu moradores da Grande Vitória nesta segunda-feira (16). A visibilidade ficou tão baixa que o Convento da Penha "desapareceu".
O Convento foi totalmente coberto pela neblina e não podia ser visto nem mesmo por quem passava pela Terceira Ponte. O mesmo acontecia com quem tentava ver o monumento religioso de Vitória.
Ainda em Vila Velha, uma moradora registrou a neblina na Praia de Itaparica durante a madrugada.
Internautas relataram que o Mestre Álvaro, na Serra, também 'desapareceu' por conta da neblina. O vídeo abaixo foi gravado em Portal de Manguinhos.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o nevoeiro que se formou sobre a Grande Vitória e trechos do região Sul do Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira (16), foi resultado do aumento da umidade durante a madrugada associada à circulação dos ventos fracos ligados a um pequeno vórtice ciclônico em baixos níveis da atmosfera sobre o mar, bem próximo ao litoral sul do ES.
"Esse sistema transportou muita umidade para os setores sul e sudeste do Espírito Santo e por aqui encontrou uma camada de inversão térmica na atmosfera (quando a temperatura do ar aumenta com a altura, ao invés de diminuir) aprisionando o ar mais frio e úmido abaixo dela, ocasionando a formação do nevoeiro", explicaram os meteorologistas.
Ainda de acordo com o Incaper, segundo dados da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), no aeroporto a visibilidade chegou a ser reduzida a 320 m por volta das 06 horas da manhã.
Comentários