Venda Nova do Imigrante registra dia mais frio do ano
Instituto prevê dias ainda mais frios nesta quarta (14) e quinta-feira (15)
Escute essa reportagem
A passagem de um ciclone extratropical por todo o litoral do Espírito Santo tem trazido mais frio e ventos fortes, e fez muitos capixabas tirarem o casaco do guarda-roupas. Por causa disso, algumas cidades registraram menores temperaturas entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira.
A queda nos termômetros foi notada na Grande Vitória, mas a Região Serrana do Estado registrou recorde de temperatura mínima do ano: de 12,6ºC em Venda Nova do Imigrante.
Em outra cidade da região, Afonso Cláudio, a temperatura chegou a 13,9ºC. No Sul do Estado, o frio também chegou em Alegre, que teve mínima de 14,2ºC.
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Vitória os termômetros devem registrar mínimas de 19ºC e máximas de 23ºC.
O Inmet prevê dias ainda mais frios nesta quarta (14) e quinta-feira (15), com mínimas registradas em 18ºC, e máximas de 25ºC.
O ciclone extratropical, que se formou no último domingo, pode provocar mar agitado, com ondas de 2,5 a 3 metros de altura, e vento de 75 km/h entre Presidente Kennedy, no Sul do Estado, até São Mateus, na Região Norte.
Além disso, as cidades da Região Serrana podem registrar temperaturas mínimas de 6ºC.
O alerta, emitido pela Marinha do Brasil, é válido para o início da semana e pode se prolongar até hoje. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, esse fenômeno se deve a uma frente fria que se aproxima do Estado.
“Agora essa frente fria se encontra mais ou menos na altura entre São Paulo e Rio de Janeiro, e está avançando para o Nordeste. Ela vai passar pelo Espírito Santo e está acompanhada de ventos mais fortes sobre o mar, que geram ondas mais altas e atingem a costa”, informou a Marinha.
Umidade
Já o coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica (Incaper), Hugo Ramos, explicou que, além do frio, está prevista baixa umidade do ar para o Estado.
“Para os próximos dias, os principais destaques que a gente tem observado são os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no Centro-Sul do Espírito Santo, em que os valores podem atingir níveis críticos, abaixo dos 50%”.
Comentários