Temperatura em cidade do Sul do ES fica entre as maiores do país nesta segunda
Estado está em alerta vermelho para altas temperaturas
Escute essa reportagem
A onda de calor que atinge o Brasil segue gerando altas temperaturas no Espírito Santo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o início da tarde desta segunda-feira (13), o Estado registrou uma das maiores temperaturas do dia no país.
Trata-se da cidade de Alegre, no Sul do ES. O município alcançou, no primeiro dia útil desta semana, a temperatura de 41,6°C — a quinta maior do Brasil. Nas redes sociais, a prefeitura reiterou que uma onda de calor está prevista para atingir a cidade entre os dias 13 e 17 de novembro, com temperaturas variando de 39° a 41° e sensação térmica podendo chegar a 44°.
A prefeitura recomendou que os cidadãos evitem sair durante os horários de pico do calor, evite exercícios físicos intensos durante os dias mais quentes e redobrem a atenção com crianças e animais de estimação.
#Máximas: Confira as maiores #temperaturas registradas, até as 15h de hoje (13), pelo #INMET:
— INMET (@inmet_) November 13, 2023
🌡️Porto Murtinho (MS): 42,2°C
🌡️Coxim (MS): 42,0°C
🌡️São Romão (MG): 41,9°C
🌡️Água Clara (MS): 41,9°C
🌡️Alegre (ES): 41,6°C
🌡️Corumbá (MS): 41,6°C
🌡️Bom Jesus do Piauí (PI): 41,5°C
O calor extremo, no entanto, tem atingido todo o território capixaba. Neste domingo (12), Vitória bateu seu próprio recorde de temperatura mais alta do ano, com 37,7ºC.
ES em alerta vermelho
O Espírito Santo recebeu alerta vermelho, que indica grande perigo, para altas temperaturas a partir desta segunda-feira (13). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é um reflexo da onda de calor, que atua no Brasil desde a semana passada.
De acordo com o Inmet, em todo o Espírito Santo as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média histórica do mês de novembro. O forte calor representa risco para a saúde, informa o instituto.
A previsão para o fim dessa onda de calor também foi estendida. Antes, era previsto que as altas temperaturas fossem ser registradas até quarta-feira (14), porém com o novo aviso o prazo vai até sexta-feira (17).
Comentários