X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Sul deve ter temporais com vento de 100 km/h; frente fria chega ao Sudeste


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sul deve ter temporais com vento de 100 km/h; frente fria chega ao Sudeste
Vento forte no litoral |  Foto: Leone Iglesias/AT

O sul do Brasil se prepara para enfrentar grandes chuvas e rajadas de vento que podem chegar até 100 km/h nesta semana, enquanto o sudeste deve enfrentar a chegada de uma frente fria nos próximos dias, que deve derrubar as temperaturas.

A situação é de alerta no Sul do país. As chuvas sentidas durante o feriado ainda persistem sobre o Rio Grande do Sul e há condições para temporais, principalmente no período da manhã.

O sul do Paraná e o estado de Santa Catarina também deverão sentir pancadas e, de acordo com a Defesa Civil catarinense, devido à formação e deslocamento de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, o estado pode sentir eventual granizo entre amanhã e sexta (10).

As rajadas de vento na região ficam entre 50 km/h e 80 km/h, mas no litoral gaúcho podem chegar aos 100 km/h, segundo a Climatempo.

As chuvas perdem força no fim da semana e o ar seco de origem polar deverá provocar queda de temperaturas. A partir de sexta-feira (10), as madrugadas poderão sofrer geadas, especialmente na serras gaúchas e catarinenses.

As menores temperaturas devem ficar abaixo dos 16°C, ao centro-sul do Paraná, 8°C em Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Já no sul do estado gaúcho, as mínimas giram em torno de 10°C a 12°C, podendo ocorrer geada fraca na região.

Altas temperaturas, no entanto, serão sentidas no sudeste do país. Com um clima pré-frontal, ou seja, que precede a chegada de uma frente fria, São Paulo enfrentará um clima mais seco e quente durante a semana.

Nas praias as máximas ficam perto dos 30°C hoje e, segundo a Climatempo, o interior do estado tem a previsão de ter máximas entre 35 e 39°C.

A umidade relativa do ar vai ficar abaixo dos 30% em praticamente todo estado, inclusive na região da Grande São Paulo. Nas regiões mais ao centro-norte e oeste, os valores podem chegar a 20%, acendendo um alerta.

A mudança começa a surgir a partir de amanhã, com o avanço da frente fria. As regiões sul e oeste do estado poderão sentir algumas chuvas, enquanto na capital o sol ainda predomina e faz calor. A previsão é que as chuvas comecem pela tarde.

Segundo o InMet, os maiores acumulados podem alcançar a faixa dos 40 mm em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A previsão é que a semana termine com temperaturas mais baixas nestas localidades.

Já as regiões do centro-sul do Mato Grosso do Sul, o leste de Goiás e Distrito Federal não deverão sentir temperaturas menores que 18ºC, segundo o InMet. No entanto, a partir de hoje, a previsão é que o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul enfrente algumas pancadas de chuva.

Segundo a Climatempo, uma mudança na circulação de ventos associada a formação de uma frente fria deve espalhar nuvens para os dois estados, provocando chuvas isoladas com raios. A precipitação prevista para a região, segundo o InMet, está na faixa de 30 mm a 50 mm durante a semana.

Na segunda (6), Brasília registrou uma das temperaturas mais altas do ano, de acordo com a Climatempo. A máxima atingiu 33,8ºC com umidade do ar em torno de 17%. Apesar das chuvas nos estados vizinhos, a previsão é que nas demais áreas da região Centro-Oeste, o tempo continue firme, seco e quente.

No norte do Brasil, a previsão é de que o clima permaneça quente e chuvoso. Segundo o InMet, a previsão de maior chuva está no noroeste do Amazonas, Roraima e oeste do Pará, podendo alcançar índices de 70 mm. As menores temperaturas da região variam entre 22°C e 28ºC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: