X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Rio e São Paulo vivem dia mais quente do ano, com sensação térmica de até 50°C

As duas maiores cidades do Brasil registraram neste domingo (12) suas maiores temperaturas para 2023


Imagem ilustrativa da imagem Rio e São Paulo vivem dia mais quente do ano, com sensação térmica de até 50°C
Onda de calor provocou recordes de temperatura em São Paulo e Rio de Janeiro |  Foto: Arquivo/AT

As duas maiores cidades do Brasil registraram neste domingo (12) suas maiores temperaturas para 2023, segundo dados das prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Na capital paulista, os termômetros marcaram 36,9°C, superando os 36,5°C registrados em 24 de setembro de 2023.

Leia mais notícias de Tempo e Temperatura aqui

No Rio, a temperatura foi ainda mais alta: 42,5°C foi computado em Irajá, na zona norte.

O pico anterior havia sido observado no dia 17 de fevereiro, com 41,8°C. Segundo o Alerta Rio, a sensação térmica na estação Irajá chegou a bater 50,5°C neste domingo, por volta 13h55.

A temperatura na cidade foi influenciada por um sistema de alta pressão. "O céu esteve claro a parcialmente nublado e não houve registro de chuva na cidade do Rio de Janeiro", disse o órgão da prefeitura.

O calor levou cariocas e turistas às praias, que ficaram lotadas neste domingo. Na estação Jardim Botânico, a mais próxima das praias da zona sul, a sensação térmica atingiu a máxima de 48,8°C às 10h20.

Com as praias cheias, o Corpo de Bombeiros decidiu antecipar para este domingo o início da Operação Verão, que geralmente começa em dezembro, e reforçou em 20% o efetivo de guarda-vidas. No fim de semana, foram feitos cerca de 900 salvamentos em praias de todo o estado.

No centro da capital, apesar das elevadas temperaturas, milhares de torcedores do Fluminense se reuniram para comemorar o título da Copa Libertadores, conquistado no último sábado em vitória contra o argentino Boca Juniors.

A atual onda de calor que atinge o Brasil deve continuar pelo menos até o próximo domingo (19) em grande parte do país. Segundo as previsões do Climatempo, só duas capitais —Porto Alegre e Florianópolis— vão ter máximas abaixo de 30°C na próxima semana.

Por outro lado, quatro devem superar os 40°C: Teresina, Boa Vista, Cuiabá e Campo Grande. Na capital paulista, as máximas podem chegar a 40°C na sexta (17) e no sábado (18).

Neste domingo, dados do mostram que sete estados seguem com alerta de "grande perigo" devido às altas temperaturas: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Roraima e o Distrito Federal.

SÃO PAULO TEM DIA MAIS QUENTE DE 2023 E RECORDE DE CALOR PARA NOVEMBRO

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média da cidade foi de 36,9°C neste domingo, superando os 36,5°C registrados em 24 de setembro de 2023.

Além de ser o dia mais quente do ano na cidade, esta também passou a ser a data com o maior calor já anotado para um mês de novembro. Até então, o dia mais quente para o mês havia sido registrado em 4 de novembro de 2019, com a temperatura máxima média de 35,3°C.

Já a maior máxima absoluta deste domingo, aquela registrada em um único local, ocorreu na Vila Mariana, na zona sul, onde o termômetro atingiu 38,5°C. Também nesse caso, o calor é recorde para 2023, pois superou os 37,5°C medidos na Mooca e em São Miguel Paulista, ambos na zona leste, em 24 de setembro.

A média de temperatura mínima esperada para o mês de novembro, segundo dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, é de 17,1°C, enquanto a média de temperatura máxima é de 26,4°C. Até este domingo, a média da mínima está em 16,6°C. A média da máxima, porém, já atinge 28,7°C.

"Seguimos sob a influência de um El Niño, de forte intensidade, este fenômeno meteorológico esquenta as águas do Pacífico Equatorial, deixando as médias de temperaturas previstas acima do normal, assim como o volume de chuva", explica o meteorologista do CGE Thomaz Garcia, em nota.

No Mirante de Santana, a estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) que é referência para a cidade de São Paulo, a temperatura chegou ao 36,7º nesta tarde, segundo medição automática, que não é a oficial para a comparação história. O boletim oficial do órgão federal ainda será divulgado.

No interior do estado de São Paulo, o termômetro alcançou os 40,2°C, na região de Valparaíso, segundo boletim da Defesa Civil do Estado, com dados das estações meteorológicas do INMET.

Altas temperaturas também foram anotadas nas regiões de Presidente Prudente (38,4°C) e de Marília (37,1°C).

Com relação à umidade relativa do ar, os valores ficaram abaixo dos 20% em diversas cidades, índice considerado perigoso para a saúde. O menor valor registrado foi de 13%, em Lins. Outras localidades que ficaram com valores baixos foram Casa Branca (14%), Barra Bonita e Barretos (15%, ambas), além de São Carlos e Ibitinga, as duas com 16%.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: