Quinta onda de calor do ano chega ao Brasil no Carnaval. Veja regiões afetadas
Início de março será marcado por altas temperaturas e calor intenso
Escute essa reportagem
Março será mais um mês marcado por altas temperaturas em grande parte do Brasil. Segundo a Climatempo, uma nova onda de calor — a quinta do ano de 2025 — afetará as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste a partir desta sexta-feira (28) até, pelo menos, o dia 5 de março, resultando em um calor intenso durante o Carnaval.
"Esse novo episódio de calor extremo será causado pela atuação de um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera, que intensificará a circulação do ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o aumento das temperaturas de maneira mais expressiva ao longo dos próximos dias", explicou a empresa de meteorologia.
Esta será a segunda onda de calor influenciando o Sudeste e Centro-oeste e a quarta atuando e influenciando o estados do Sul, incluindo o Rio Grande do Sul, somente neste ano.
Regiões mais afetadas
O mapa divulgado pela Climatempo indica quais serão as áreas mais afetadas pelo fenômeno, em vermelho — nestes locais, as temperaturas ficarão entre 5°C e 7°C acima da média climatológica de março.
Esse cenário inclui estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, que enfrentarão calor acima do normal para esta época do ano.
Já as áreas em laranja, abrangendo uma porção ainda maior do Brasil, terão temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média histórica de março.

MATÉRIAS RELACIONADAS:





Comentários