X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Outubro terá chuva acima da média no Sul e no Sudeste, aponta Inmet

Mês começa com onda de calor e temperaturas elevadas


Ouvir

Escute essa reportagem

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que o mês de outubro terá chuvas acima da média no Sudeste, incluindo São Paulo, Minas Gerais e a parte sul do Rio de Janeiro.

Também deverá chover em Mato Grosso do Sul e em grande parte do Sul do país -o órgão federal, inclusive, emitiu um alerta de grande perigo para tempestade para quase todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A previsão é um contraste para o mês de setembro que terminou com chuvas abaixo da média na cidade de São Paulo.

Foram 15,8 mm de chuva em setembro, sendo que a média para o período é de 68,5 mm, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura.

Conforme o Inmet, as chuvas retornam de forma gradativa na primeira semana de outubro, porém a partir da segunda metade do mês serão mais regulares na região central do país.

No sudoeste do Amazonas e do Pará, bem como no norte de Rondônia, a precipitação também será ligeiramente acima da média, afirma documento publicado pelo Inmet.

"Já em grande parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica", diz.

Mesmo com as chuvas em outubro, o mês ainda será seco em grande parte do país com temperaturas acima da média e ocorrência de dias de calor em excesso em Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e no Maranhão.

O mês começou nesta terça-feira (1º) em meio a oitava onda de calor do ano. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a máxima chegou a 33,8°C. A medicação foi feita pelo Inmet às 14h na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte.

O instituto emitiu um alerta de onde de perigo potencial de onda de calor para os estados de São Paulo e Minas Gerais, além do Centro-Oeste. O aviso vai até esta quarta-feira (2)

São Paulo ainda tem alerta de perigo para baixa umidade relativa do ar. Nesta quarta, ela chegou a 21%, também em medição no mirante de Santana -a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

A máxima prevista para esta quarta é de 36°C na cidade de São Paulo.

Essa condição de temperaturas 5°C acima da média histórica se mantém até meia-noite desta quarta, justamente quando deve chegar uma frente fria ao litoral, o que deve provocar chuva e amenizar o calor.

Na quinta-feira (3), a temperatura máxima não deve passar de 21°C.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: