Outono chega nesta segunda. Veja como fica o tempo no ES na nova estação
Verão tem hora marcada para acabar nesta segunda-feira
Escute essa reportagem
O verão se despede às 18h25 desta segunda-feira (20) e dá espaço para a chegada do outono, que fica até às 11h58 do dia 21 de junho. Neste último dia (20) da estação mais quente do ano, o dia amanheceu sem nuvens e quente, em grande parte do Espírito Santo.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), chove rápido apenas em alguns trechos das regiões Serrana, Norte e Noroeste. Na Grande Vitória, a máxima é de 33ºC, enquanto no Sul, ela chega a 34ºC. Já na Serrana, a máxima é de 32ºC e chega a 34ºC, no Norte capixaba.
O Noroeste do Estado, mesmo com a chuva, deve ter as maiores temperaturas das regiões, com 36ºC.
Para a terça (21) e quarta-feira (22), o Incaper publicou as tendências para o tempo. No segundo dia da semana, o sol predomina em todo o Estado, sem expectativa de chuvas, mas com vento um pouco mais rápido no litoral Sul.
Já na quarta (22), o sol continua predominando, mas com chuvas rápidas nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste.
Nova estação
De acordo com o Climatempo, o outono é conhecido por ser a transição entre o período úmido e mais quente (verão) e o mais seco e frio (inverno). Nessa nova estação, a radiação do sol é a mesma nos dois hemisférios e, ao passar dos dias, o tempo do sol fica mais curto e as noites mais longas.
Nesse período, as frentes frias devem ser fracas a moderadas e costeiras no começo do Outono e mais fortes e continentais no final da estação, tanto pelo Sul quanto em parte do Sudeste do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica que os volumes de chuva ficarão abaixo da média, nos três primeiros meses, porque "assim como na Região Centro-Oeste, normalmente, existe uma redução das chuvas sobre esta região à medida que se aproxima do inverno, dando início ao período seco", explica o prognóstico do instituto.
A temperatura média deve ficar próxima e ligeiramente acima da esperada para o período. Não se descarta, no entanto, a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em alguns dias nas localidades de maior altitude, a partir do mês de maio.
Comentários