X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Outono chega nesta segunda. Veja como fica o tempo no ES na nova estação

Verão tem hora marcada para acabar nesta segunda-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Outono chega nesta segunda. Veja como fica o tempo no ES na nova estação
Temperaturas devem ficar na média do esperado para o período |  Foto: Pixabay

O verão se despede às 18h25 desta segunda-feira (20) e dá espaço para a chegada do outono, que fica até às 11h58 do dia 21 de junho. Neste último dia (20) da estação mais quente do ano, o dia amanheceu sem nuvens e quente, em grande parte do Espírito Santo. 

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), chove rápido apenas em alguns trechos das regiões Serrana, Norte e Noroeste. Na Grande Vitória, a máxima é de 33ºC, enquanto no Sul, ela chega a 34ºC. Já na Serrana, a máxima é de 32ºC e chega a 34ºC, no Norte capixaba.

O Noroeste do Estado, mesmo com a chuva, deve ter as maiores temperaturas das regiões, com 36ºC. 

Para a terça (21) e quarta-feira (22), o Incaper publicou as tendências para o tempo. No segundo dia da semana, o sol predomina em todo o Estado, sem expectativa de chuvas, mas com vento um pouco mais rápido no litoral Sul.

Já na quarta (22), o sol continua predominando, mas com chuvas rápidas nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste.

Nova estação

De acordo com o Climatempo, o outono é conhecido por ser a transição entre o período úmido e mais quente (verão) e o mais seco e frio (inverno). Nessa nova estação, a radiação do sol é a mesma nos dois hemisférios e, ao passar dos dias, o tempo do sol fica mais curto e as noites mais longas.

Nesse período, as frentes frias devem ser fracas a moderadas e costeiras no começo do Outono e mais fortes e continentais no final da estação, tanto pelo Sul quanto em parte do Sudeste do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica que os volumes de chuva ficarão abaixo da média, nos três primeiros meses, porque "assim como na Região Centro-Oeste, normalmente, existe uma redução das chuvas sobre esta região à medida que se aproxima do inverno, dando início ao período seco", explica o prognóstico do instituto.

A temperatura média deve ficar próxima e ligeiramente acima da esperada para o período. Não se descarta, no entanto, a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em alguns dias nas localidades de maior altitude, a partir do mês de maio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: