Onda de calor eleva as temperaturas no Espírito Santo
Até a próxima 2ª feira, devem ser registradas máximas em torno de 35ºC e 36ºC. Alerta é para perigo potencial e grande perigo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para ondas de calor que atingem cidades capixabas: um é para perigo potencial e o outro é para grande perigo. Os avisos são para cidades das regiões Sul, Serrana, Metropolitana e parte do Litoral Norte e Noroeste.
Segundo Kyssyanne Oliveira, professora do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes, mestre em Meteorologia e doutora em Oceanografia Ambiental, durante uma onda de calor a temperatura fica ao menos 5°C acima da média.
“A previsão está sendo constantemente atualizada. Por enquanto, os alertas estão mantidos até a próxima segunda-feira. Eles podem ser atualizados novamente próximo dessa data, caso haja a extensão da atuação do sistema meteorológico que está causando a onda de calor. Por enquanto, até o dia 29 devemos ter temperaturas máximas em torno de 35 a 36 graus”.
Ela conta que nesses dias não existe a possibilidade de chuva. “O período é caracterizado por tempo seco, por causa da atuação de um sistema meteorológico chamado bloqueio atmosférico. Esse bloqueio dificulta a formação de nuvens. O cenário é de céu azul, com pouquíssimas nuvens, pelo menos até os próximos dias 29 ou 30”.
Os avisos alertam sobre riscos à saúde por conta da temperatura. Especialistas apontam desidratação, queimaduras solares, insolação, descompensação de doenças crônicas, entre outros.
Vitor Brasileiro Fernandes, especialista em Clínica Médica da Unimed Sul Capixaba, conta que o perigo é para todos, de todas as faixas etárias.
“A gente tem, claro, alguns perfis de pessoas mais suscetíveis, como bebês, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, como cardiopatias e hipertensão. Mas de maneira geral, o risco é para todos”, destaca.
A recomendação é para evitar o sol. Além disso, fazer refeições leves e, caso queira aproveitar o dia ao ar livre, preferir horários em que o sol não esteja tão forte. A dermatologista Karina Mazzini ressalta que a exposição sempre deve ser feita de maneira indireta.
“Além de bonés ou chapéus, preferir sombras, ombrelones, roupas claras, finas e de proteção, e sempre usar filtro solar”.
Saiba mais
Perigo potencial
A vigência do aviso se mantem até o dia 29, segunda-feira, às 18h.
Leve risco à saúde.
Temperatura 5ºC acima da média por período de 2 a 3 dias.
Os municípios
Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Brejetuba, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Muniz Freire, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
Grande perigo
A vigência do aviso se mantem até o dia 29, às 18h.
Risco à saúde.
Temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
Os municípios
Receberam alertas as cidades: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Fonte: Inmet.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários