Novos alertas de chuvas e alagamentos até sábado
Colatina, Linhares, Aracruz, Serra, Ibitirama, Cariacica e Cachoeiro correm risco, segundo boletim da Defesa Civil
Apesar do volume de chuva ter diminuído nas últimas 24 horas em comparação aos dias anteriores, os temporais que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias continuam provocando impactos em diferentes regiões do Estado.
Sete cidades estão em alerta alto para risco de alagamento e deslizamento de terra. São elas: Colatina, Linhares, Aracruz, Serra, Ibitirama, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.
Ao todo, 142 pessoas estão fora de casa, sendo 21 desabrigadas, 121 desalojadas, duas feridas e uma morte, do menino Otávio Amaral, de 10 anos, em Rio Bananal, que foi soterrado. Os dados foram divulgados no Boletim Extraordinário da Defesa Civil, publicado ontem, às 17 horas.
De hoje até amanhã, o alerta é de perigo para todo o Estado, com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm por dia, segundo alerta publicado ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mas na região Sul do Estado, o alerta aponta grande perigo, com chuvas de volume superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Segundo o Inmet, há alto risco de grandes alagamentos e deslizamento de encosta e transbordamentos de rios.
Quanto ao acumulado de chuvas, Linhares foi a cidade com maior volume nas últimas 24 horas, 81.4 milímetros. Em seguida está Vila Velha, com 76.51; Conceição da Barra, com 63.6; e Serra, com 63.46.
O tenente Tiago Vitorino, da Defesa Civil Estadual, reforça que, mesmo com a diminuição das chuvas, o risco continua devido à saturação do solo.
“Apesar de não ter chovido com tanta intensidade nas últimas horas, o solo ainda está muito molhado, por isso temos alertas vigentes de nível alto”, explicou.
Tanto que, nas últimas 24 horas, apesar de não ter registrado acumulados de chuva acima de 15 milímetros, Cariacica foi um dos municípios da Grande Vitória que mais registrou ocorrências.
Somente na cidade, segundo o Boletim da Defesa Civil, houve queda de três muros, oito estão com risco de cair, duas casas ficaram destelhadas, três apresentaram risco nas estruturas, além de deslizamento de oito taludes.
Volume de chuva em 24 horas
Cidade | mm
- Linhares 81.4
- Vila Velha 76.51
- Conceição da Barra 63.6
- Serra 63.46
- Pedro Canário 54.4
- Santa Leopoldina 44.2
- Aracruz 38.37
- Jaguaré 38.2
- São Mateus 36.6
- Sooretama 35
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários