Natal no Espírito Santo vai ser com chuva?
Cenário dos próximos dias será marcado pela combinação de altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar, dizem meteorologistas
Escute essa reportagem
O Espírito Santo terá um clima predominantemente chuvoso nos próximos dias, até o Natal.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as instabilidades atmosféricas causadas por frentes frias vão manter o padrão de pancadas de chuva em grande parte do Estado, com maior intensidade nas regiões Norte e Sul.
De acordo com o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, o cenário dos próximos dias será marcado pela combinação de altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar.
“Essa junção cria condições ideais para a formação de nuvens carregadas, principalmente durante as tardes e noites, resultando em pancadas de chuva isoladas, típicas do verão, que podem ser intensas em alguns momentos”, disse.
A partir de quarta-feira (18), a região Norte deve registrar pancadas de chuva com acumulados diários de até 20 mm.
As temperaturas vão oscilar entre 23ºC e 31ºC, mantendo uma sensação térmica alta devido à umidade. O Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas até esta terça-feira (17), com previsão de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h.
No Sul do Estado, os impactos da frente fria serão mais significativos. Desde segunda-feira (16), as chuvas têm sido intensas, e os acumulados podem ultrapassar 50 mm por dia.
Na região, o Inmet elevou o nível de atenção para alerta laranja, prevendo tempestades com volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Riscos
Na Grande Vitória, tempestades isoladas devem ocorrer a partir desta terça, com pancadas de chuva ao longo do dia. A previsão indica maior intensidade no período da tarde e noite, condição que deve permanecer até o final de semana. As temperaturas variam entre 24ºC e 32ºC.
Diante disso, a meteorologista do Inmet, Cláudia Valério, enfatizou a importância de acompanhar os boletins diários oficiais.
“Com o solo já saturado em diversas regiões, o risco de ocorrências como deslizamentos e enchentes cresce consideravelmente. A população deve redobrar a atenção e seguir as orientações dos órgãos competentes”, finalizou.
Comentários