X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Marinha alerta para formação de ciclone no Sudeste. ES vai ser impactado?

Ciclone começou a se formar em alto-mar na noite de quarta-feira (14)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Marinha alerta para formação de ciclone no Sudeste. ES vai ser impactado?
Ondas: ciclone se forma em alto-mar no Sudeste |  Foto: Roberta Bourguignon

A Marinha do Brasil alerta para possibilidade de formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na cidade de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. O sistema começou a se formar na noite de quarta-feira (14) e deve causar chuva forte em algumas regiões do Sudeste.

O alerta da Marinha informa que o ciclone se forma em alto-mar a cerca de 235 quilômetros da cidade de Arraial do Cabo. A equipe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que aos navegantes, a atenção precisa ser redobrada por conta dos impactos do ciclone em alto-mar, que podem tornar as condições de navegação mais difíceis.

Leia mais notícias de Tempo e Temperatura aqui

Já a influência em terra, nas cidades do Espírito Santo, deve ser pequena. Os maiores efeitos são causados pela frente fria, que já tem provocado rajadas de vento e chuva em municípios capixabas.

No Espírito Santo, a passagem de uma frente fria mudou o tempo de quarta-feira (14) para quinta-feira (15). O sol deu lugar ao tempo nublado e há instabilidade nos municípios capixabas, com pancadas de chuva sendo registradas em alguns deles. 

Além disso, a meteorologia prevê condições favoráveis para ocorrências de chuvas intensas até o domingo (18) no Espírito Santo e nos demais estados do Sudeste.  

Impacto do ciclone

De acordo com o instituto e com a Marinha, os maiores impactos do ciclone vão ser notados no litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a região da Costa Verde, onde estão os municípios de Angra dos Reis e Paraty. Nesses locais, há previsão de muita chuva.

O alerta informa que, em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o ciclone pode ser classificado como tempestade subtropical, podendo provocar ventos de até 83 km/h até a noite da próxima terça-feira (20).

Além do Inmet e da Marinha do Brasil, assinam a nota conjunta o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: