Mais chuva, ventos fortes e mar agitado. Confira a previsão do tempo
Formação de novo fenômeno vai trazer mais instabilidade e chuvas para o ES
Escute essa reportagem
Depois de quase uma semana com sol pela manhã e chuvas fortes no fim do dia, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai voltar a mexer com o tempo em todo o Espírito Santo, aumentando a instabilidade, com previsões de chuvas volumosas e ventos fortes.
Na noite desta terça-feira (13), vários municípios capixabas foram atingidos por um forte vendaval, que causou destruição em alguns deles.
De acordo com o Climatempo, uma frente fria chegou ao Estado, também na noite de ontem (13), fazendo com que a temperatura caísse, além de aumentar a nebulosidade nas cidades.
Nesta quarta (14), o volume da chuva não deve ser tão intenso na parte central e sul do Espírito Santo, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Apenas o Norte capixaba pode esperar mais de 50 milímetros (cada mm equivale a 1 litro por metro quadrado).
No entanto, o Climatempo afirma que a formação de uma nova ZCAS deve afetar no tempo o Espírito Santo a partir desta quinta-feira (15), até o domingo (18). Com esse intenso corredor de umidade, somado à presença de uma baixa pressão atmosférica e a uma frente fria, a chuva pode voltar a atingir áreas já castigadas pelos temporais no último mês.
Segundo a empresa de meteorologia, os municípios do Espírito Santo podem esperar até 130 milímetros de chuva nesse período.
"Alerta máximos para chuva volumosa com temporais aos estados do Espírito Santo; aŕeas do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e todo o centro-norte de Minas Gerais; centro-sul, oeste e litoral da Bahia; norte de Goiás, Distrito Federal e centro-sul do Tocantins e partes ao norte de Mato Grosso", diz o Climatempo.
Além da chuva, as temperaturas continuam amenas nestas áreas, por conta do aumento de nebulosidade, chuva e menos espaço para a entrada de raios solares.
"A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, inundações e transbordamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras nestas áreas, vale ressaltar que o solo já está muito úmido nestas áreas devido às chuvas de duas semanas atrás".
Ressaca
Ainda nesta quarta-feira (14), uma ressaca atinge todo o litoral capixaba, com ondas entre 2,5 metros e 3 m. Os ventos também são mais intensos, podendo chegar a 80 km/h em grande parte do Estado.
"Atenção! Os municípios da região litorânea devem ficar em atenção para possíveis inundações costeiras, erosão e destruição de estruturas", diz a empresa.
Comentários