X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Mais chuva, ventos fortes e mar agitado. Confira a previsão do tempo

Formação de novo fenômeno vai trazer mais instabilidade e chuvas para o ES


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais chuva, ventos fortes e mar agitado. Confira a previsão do tempo
Tempo nublado em Vila Velha |  Foto: Keilly Tozi/AT

Depois de quase uma semana com sol pela manhã e chuvas fortes no fim do dia, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai voltar a mexer com o tempo em todo o Espírito Santo, aumentando a instabilidade, com previsões de chuvas volumosas e ventos fortes.

Na noite desta terça-feira (13), vários municípios capixabas foram atingidos por um forte vendaval, que causou destruição em alguns deles.

De acordo com o Climatempo, uma frente fria chegou ao Estado, também na noite de ontem (13), fazendo com que a temperatura caísse, além de aumentar a nebulosidade nas cidades.

Nesta quarta (14), o volume da chuva não deve ser tão intenso na parte central e sul do Espírito Santo, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Apenas o Norte capixaba pode esperar mais de 50 milímetros (cada mm equivale a 1 litro por metro quadrado).

No entanto, o Climatempo afirma que a formação de uma nova ZCAS deve afetar no tempo o Espírito Santo a partir desta quinta-feira (15), até o domingo (18). Com esse intenso corredor de umidade, somado à presença de uma baixa pressão atmosférica e a uma frente fria, a chuva pode voltar a atingir áreas já castigadas pelos temporais no último mês.

Segundo a empresa de meteorologia, os municípios do Espírito Santo podem esperar até 130 milímetros de chuva nesse período. 

"Alerta máximos para chuva volumosa com temporais  aos estados do Espírito Santo; aŕeas do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e todo o centro-norte de Minas Gerais; centro-sul, oeste e litoral da Bahia; norte de Goiás, Distrito Federal e centro-sul do Tocantins e partes ao norte de Mato Grosso", diz o Climatempo.

Além da chuva, as temperaturas continuam amenas nestas áreas, por conta do aumento de nebulosidade, chuva e menos espaço para a entrada de raios solares.

"A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, inundações e transbordamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras nestas áreas, vale ressaltar que o solo já está muito úmido nestas áreas devido às chuvas de duas semanas atrás".

Ressaca 

Ainda nesta quarta-feira (14), uma ressaca atinge todo o litoral capixaba, com ondas entre 2,5 metros e 3 m. Os ventos também são mais intensos, podendo chegar a 80 km/h em grande parte do Estado. 

"Atenção! Os municípios da região litorânea devem ficar em atenção para possíveis inundações costeiras, erosão e destruição de estruturas", diz a empresa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: