X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Fenômeno traz chuvas fortes para o ES a partir desta quarta-feira

Em alguns pontos, pode chover até 250 milímetros em 4 dias


Imagem ilustrativa da imagem Fenômeno traz chuvas fortes para o ES a partir desta quarta-feira
Tempo nublado em Vila Velha |  Foto: Keilly Tozi/AT

Após dois dias de sol e muito calor, pela manhã, e muita chuva no fim da tarde, o Espírito Santo deve voltar a ter chuva durante todo o dia, a partir desta quarta-feira (14). Segundo o Climatempo, a causa é uma frente fria, que já se aproxima do Sul do Brasil, nesta segunda (12), e uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A partir da terça-feira (13), este sistema já avança em direção ao Sudeste do País e, somado ao ar quente e úmido do interior, vai provocar temporais no centro-sul de Minas, em São Paulo e no Rio De Janeiro. No Espírito Santo, o tempo começa a ser afetado na quarta-feira (14).

De acordo com o Climatempo, neste dia, a frente fria se afasta mais em direção ao oceano, mas outras instabilidades vão reforçar a chuva, que deve ser persistente e volumosa, no Espírito Santo, sul da Bahia, sul do Tocantins, Goiás e leste do Mato Grosso.

Com isso, o instituto alerta para o aumento do risco de transtornos, no Estado, norte e nordeste de Minas, nestes próximos dias. 

Na noite de quarta (14), o eixo da ZCAS se posiciona mais ao norte do Brasil, fazendo com que a chuva seja mais persistente, especialmente nos municípios capixabas. 

"Serão dias de chuva frequente e persistente já a partir de quarta-feira, ganhando o reforço na quinta e seguindo até o fim de semana. Os acumulados tendem a ser elevados. A Climatempo alerta para novos alagamentos, além de deslizamentos de terra, enchentes de rios e córregos", diz a empresa de meteorologia.

De acordo com um mapa publicado pelo instituto, algumas partes do Estado podem esperar até 250 milímetros de chuva (cada mm equivale a 1 litro por metro quadrado), entre os dias 11 e 15 de dezembro.

Imagem ilustrativa da imagem Fenômeno traz chuvas fortes para o ES a partir desta quarta-feira
|  Foto: Divulgação/Climatempo

ZCAS

A Climatempo explicou que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é o principal sistema meteorológico do verão, no Brasil, e é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

"Em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o elevado volume de chuva produzido durante a atuação da ZCAS, que em média atua por um período de 4 a 10 dias, pode representar grande parte da chuva do trimestre mais chuvoso do ano", diz a empresa.

Quando a ZCAS se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas fica sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país sobre as regiões atingidas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: