Entenda como o fenômeno El Niña deve influenciar o inverno no ES
O ar frio polar deve aparecer em algumas ocasiões durante o mês de julho, principalmente no Sul do Espírito Santo
Escute essa reportagem
O inverno tem início, oficialmente, no final da tarde desta quinta-feira, dia 20 de junho. Isso porque às 17h51 é quando ocorre o solstício de inverno - ou seja, o início astronômico da estação. Neste ano, o fenômeno La Niña - caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano -, terá influência no padrão de temperatura e de precipitação no decorrer do inverno.
De acordo com o site ClimaTempo, o Oceano Atlântico ainda estará bastante aquecido na região tropical no início da estação, o que pode causar mais calor para a atmosfera no Espírito Santo. No entanto, este aquecimento tende a diminuir no decorrer do inverno.
Ainda segundo o site, uma infiltração marítima pode provocar baixos volumes e chuvas fracas no Estado, principalmente no mês de julho.
Em relação a temperatura, a atuação frequente de bloqueios atmosféricos favorecem o tempo seca e, como consequência, a temperatura segue um pouco acima da média no litoral do Espírito Santo. Já no interior, o ar seco favorece "a perda radiativa durante as madrugadas", o que faz com que elas sejam mais frias do que o normal. Ainda assim, as tardes ainda serão moderadamente quentes.
O ar frio polar deve aparecer em algumas ocasiões durante o mês de julho, principalmente no Sul do Espírito Santo.
De forma imediata, não há previsão de mudanças. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo deve permanecer estável no Estado.
Nesta sexta-feira (21), há previsão de chuva fraca no litoral da região nordeste pela manhã e chuvas esparsas no norte capixaba. No entanto, não há previsão de chuva nas demais áreas.
Comentários