Ciclone extratropical deixa Espírito Santo em alerta para o final de semana
As rajadas de ventos também chamam a atenção, podendo chegar em torno de 100 km/h nas áreas litorâneas e serranas, segundo o Climatempo
Um ciclone extratropical ligou o alerta no Espírito Santo para tempestades e frente fria para o próximo final de semana. O fenômeno meteorológico deve causar ventanias severas e tempestades em boa parte do Estado.
De acordo com o Climatempo, a formação do ciclone e da frente fria gera muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania.
As rajadas de ventos também chamam a atenção, podendo chegar em torno de 100 km/h nas áreas litorâneas e serranas, segundo o Climatempo.
A previsão é que o fenômeno atinja o Estado no sábado (08) e no domingo (09). Áreas do interior de São Paulo, do centro-oeste e norte de Minas Gerais também vão sentir rajadas de ventos provocadas pelo ciclone extratropical, mas com menor intensidade do que o esperado para as regiões próximas do litoral.
Ventos de até 70 km/h
De acordo com o Climatempo, o vento das direções norte e nordeste devem se intensificar durante o sábado (08) com rajadas de 50 km/h a 70 km/h na costa do Estado. Já no domingo (09) as rajadas das direções sul e sudoeste também podem alcançar cerca de 70 km/h.
Ventania e queda de granizo
Além do ciclone, o Espírito Santo também já recebeu o alerta para esta quarta-feira (06) de uma queda de granizos. Também foram destacadas as possibilidades de chuva de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de até 60 quilômetros por hora.
O aviso, de nível amarelo, indica perigo potencial e é válido entre às 9h30 desta quarta e 10h de quinta-feira (06). Ainda segundo a publicação, é considerado baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Veja as orientações do instituto:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Temporal causa estragos em cidades capixabas
Um forte temporal provocou diversos transtornos em municípios do interior do estado na noite desta terça-feira (04). Houve quedas de árvores, destelhamento de casas, alagamentos e danos em veículos e estruturas públicas, segundo informações das prefeituras e registros de moradores nas redes sociais.
Muniz Freire, na região do Caparaó, foi uma das cidades mais atingidas. A prefeitura informou que equipes estão nas ruas avaliando os prejuízos e oferecendo apoio às famílias afetadas. Árvores caíram em diferentes pontos e dezenas de residências ficaram sem parte do telhado por causa da ventania.
Outros municípios também registraram fortes pancadas de chuva, entre eles Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Venda Nova do Imigrante, Castelo, Iúna, Conceição do Castelo, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários