Chuva eleva nível de rios e preocupa cidades no ES
Defesa Civil Estadual alertou para risco de inundação por conta de fortes chuvas no Espírito Santo
Escute essa reportagem
A chuva forte dos últimos dias elevou o nível de alguns rios no Espírito Santo e o volume de água preocupa algumas cidades capixabas. O risco nesses locais é de inundação. Pelo menos, cinco municípios estão em alerta.
Na sexta-feira (26), o coordenador da Defesa Civil Estadual, Hekssandro Vassoler, reforçou que o Espírito Santo segue em alerta para chuvas intensas que podem causar ocorrências de deslizamentos de terra, inundações e alagamentos, principalmente no Norte capixaba.
Leia mais notícias de Tempo e Temperatura aqui
O boletim extraordinário, divulgado pela Defesa Civil Estadual, neste sábado (27), mostra que São Mateus e Linhares, ambos no Norte do Espírito Santo, estão em alerta hidrológico alto.
No caso de Linhares, a prefeitura informou que o nível do rio Doce ultrapassou em cinco centímetros a cota de inundação, que é de 3,45 metros.
Durante a manhã, a Defesa Civil Municipal de Linhares informou que esteve três vezes na comunidade do Olaria para monitoramento. Até aquele momento, não havia registros de residências atingidas ou em risco.
"O nível já está baixando em toda a extensão da Bacia do Doce, responsável por desaguar as águas em Linhares. Reforçou que já foi acionado o Plano de Contingência Municipal. Em caso de urgência e emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do plantão 24 horas (27) 98115 0511, pelo 153, da Guarda Civil Municipal e 193 do Corpo de Bombeiros", informou a Defesa Civil Municipal.
Em Colatina, no Noroeste do Estado, o rio Doce atingiu 4,67 metros, sete centímetros acima da cota de atenção no início da manhã deste sábado. A Defesa Civil Estadual informou que tem se confirmado a tendência de estabilização e o nível do rio está abaixando.
Também no Noroeste capixaba, a cidade de Baixo Guandu havia alertado moradores que o rio Guandu poderia atingir a cota de inundação entre a tarde e a noite de sexta-feira (26).
O aumento do nível do rio Guandu também preocupa moradores de Afonso Cláudio, na região Serrana. A prefeitura informou que, na quinta (25), o rio atingiu a marca de 5,60 metros no centro da cidade, invadiu ruas e residências, deixando moradores assustados e causando perdas significativas.
Comentários