2025 deve ser o 2º ou 3º ano mais quente da história
A afirmação foi dada nesta quinta-feira (6) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM)
O ano de 2025 está a caminho de se tornar o segundo ou o terceiro mais quente já registrado, mantendo a tendência de aquecimento extremo que vem se consolidando na última década.
A afirmação foi dada nesta quinta-feira (6) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). O boletim da agência da ONU mostra que as concentrações de gases do efeito estufa e o calor nos oceanos atingiram níveis sem precedentes.
“Essa sequência sem precedentes de altas temperaturas, com o aumento recorde dos níveis de gases de efeito estufa, deixa claro que será quase impossível limitar o aquecimento global a 1,5 °C nos próximos anos sem ultrapassar temporariamente essa meta”, disse Celeste Saulo, secretária-geral da OMM. “É totalmente possível e essencial reduzir as temperaturas para 1,5 °C até o final do século”.
O relatório foi citado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, em Belém (PA) durante a Cúpula dos Líderes da COP30. “Devemos agir agora para que o aumento seja o menor, o mais curto e seguro possível – e para que as temperaturas voltem a ficar abaixo de 1,5°C antes do final do século.”
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários