Referência e nota 10 na sala de aula: as cidades premiadas na categoria Educação
Vencedores foram Aracruz, Viana e Iconha
A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que todo ser humano tem direito à educação. Conforme detalha o Instituto Aquila, este pilar, quando bem trabalhado, cria condições favoráveis para que todos os outros direitos humanos também sejam cumpridos, como o combate à pobreza, a promoção da saúde e a proteção do meio ambiente.
“Sem dúvida, para ser excelente, uma cidade deve oferecer educação de qualidade aos seus cidadãos, a fim de que estes contribuam ativamente para o avanço do município”, diz o Instituto Aquila em seu livro “Cidades Excelentes”, que detalha os critérios utilizados para a classificação do prêmio.
O município vencedor deste pilar na categoria até 30 mil habitantes foi Iconha, e o prefeito da cidade, Gedson Brandão Paulino, destacou o foco da cidade na educação.
“Já somos referência tanto em nível estadual quanto nacional. Buscamos servir também como exemplo para outros municípios, porque queremos que o Estado todo se desenvolva, e a educação é fundamental para isso”, disse Gedson Paulino, que também integra a diretoria da Associação de Municípios do Estado (Amunes).
Vencedora do pilar Educação na categoria de municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes, Viana foi representada no evento de premiação pelo vice-prefeito Fábio Dias, que destacou o trabalho dos servidores municipais para o resultado alcançado.
“Nada disso seria alcançado sem muito trabalho e esforço da nossa gestão e dos nossos servidores. A gente recebe esse prêmio com muita satisfação por saber que nossa atuação tem trazido cada vez mais qualidade de vida e melhorias para a população”.
Já na categoria de cidades acima dos 100 mil habitantes, o vencedor foi um município de fora da Grande Vitória: Aracruz, cujo prefeito Luiz Carlos Coutinho destacou a valorização dos professores da rede municipal como um dos fatores do bom desempenho.
“Valorizar aquele que ensina é primordial. A educação é a base de tudo e entendemos que devemos sempre priorizar esse ponto”.
Além dos três municípios citados, também foram finalistas na categoria Educação as gestões das cidades de São Roque do Canaã, João Neiva, Nova Venécia, Anchieta, Vitória e Guarapari.
Vencedores
Pilar Educação
- Menor que 30 mil habitantes
1º Lugar : Iconha
2º lugar: São Roque do Canaã
3º Lugar: João Neiva
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º Lugar : Viana
2º lugar: Nova Venécia
3º Lugar: Anchieta
- Acima de 100 mil habitantes
1º Lugar : Aracruz
2º lugar: Vitória
3º Lugar: Guarapari
Opiniões
"Buscamos servir também como exemplo para outros municípios” - Gedson Brandão Paulino, prefeito de Iconha
"Nada disso seria alcançado sem muito trabalho e esforço da nossa gestão e dos nossos servidores” -Fábio Dias, vice-prefeito de Viana
"Estou muito feliz com esse resultado, que reflete o compromisso da nossa gestão” - Luiz Carlos Coutinho, prefeito de Aracruz
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários