Governança, Eficiência Fiscal e Transparência: as ações das cidades premiadas
Na avaliação para a premiação, foram levados em conta indicadores como endividamento líquido, autonomia fiscal e índice de transparência
Enquanto os outros pilares são considerados pelo Instituto Aquila como estruturais, o pilar de Governança, Eficiência e Transparência é tratado como essencial para o ciclo virtuoso de desenvolvimento humano de uma cidade excelente.
Na avaliação para a premiação, foram levados em conta indicadores como endividamento líquido, autonomia fiscal, capacidade de investir, índice de transparência, relação de servidores por 100 habitantes, proporção de comissionados sobre o quadro de servidores, entre outros.
A categoria de cidades com menos que 30 mil habitantes teve como finalistas João Neiva, Brejetuba e Itarana, sendo vencida por João Neiva.
“Esse talvez seja para mim o pilar mais essencial de todos, porque se você tem eficiência, os outros pilares acabam sendo alcançados”, afirmou o prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio de Nardi.
Já a categoria de cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes teve Domingos Martins, Viana e Santa Maria de Jetibá como finalistas, e foi vencida por Santa Maria de Jetibá.
“Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a transparência, a boa gestão e o uso responsável de recursos públicos. Quero agradecer à nossa equipe e à comunidade, que confia no nosso trabalho”, disse o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Ronan Zocoloto Souza Dutra.
E a categoria de cidades acima de 100 mil habitantes teve a final disputada por Vitória, Vila Velha e Cariacica, sendo vencida pela capital.
Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a governança é fundamental porque permite um nível de controle da gestão, gerando transparência.
“Faz com que tenhamos resultados em cada recurso do imposto que o cidadão paga. Para isso, você precisa ter bons técnicos que te façam e pratiquem a boa política pública para que esse resultado chegue. Isso é fundamental e faz a diferença na vida das pessoas”.
VENCEDORES
Pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
Menor que 30 mil habitantes
1º lugar: João Neiva
2º Lugar: Brejetuba
3º Lugar: Itarana
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º lugar: Santa Maria de Jetibá
2º Lugar: Domingos Martins
3º Lugar: Viana
Acima de 100 mil habitantes
1º lugar: Vitória
2º Lugar: Vila Velha
3º Lugar: Cariacica
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários