X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Filmes e Séries

Por causa do coronavírus, lançamento de filmes em streaming é antecipado


O fechamento de salas de cinema em todo o mundo, devido à pandemia do novo coronavírus, foi um baque nas receitas de estúdios, que viram os ganhos de bilheteria se reduzirem a níveis irrisórios.

Enquanto exibidores tentam pensar em maneiras de contornar a crise, apelando inclusive para apoios governamentais, as distribuidoras têm recorrido a outro expediente: antecipar o lançamento online de filmes que tiveram sua carreira no cinema abreviada.

A Warner, por exemplo, adiantou a estreia de "Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa", filme solo da ex-namorada do Coringa que é uma espécie de sequência de "Esquadrão Suicida", para esta quinta (26), no Google Play e AppleTV.

Imagem ilustrativa da imagem Por causa do coronavírus, lançamento de filmes em streaming é antecipado
Filme foi antecipado |  Foto: Reprodução Youtube

O filme estreou no Brasil em 6 de fevereiro e, cerca de 40 dias depois, os governos estaduais começaram a recomendar o fechamento das salas de cinema, encurtando a vida útil do blockbuster da DC Comics.

Nos Estados Unidos, onde o filme fazia uma bilheteria considerada decepcionante para o tamanho do investimento do estúdio, "Aves de Rapina" também teve sua estreia antecipada no streaming. A diretora Cathy Yan disse ao New York Times que não se opôs à ideia, ainda que tenha ressaltado que a experiência na sala de cinema é sempre melhor.

Outro filme que teve sua estreia antecipada nas redes foi "Você Não Estava Aqui", de Ken Loach, distribuído no Brasil pela Vitrine. O cinéfilo em quarentena poderá ver o filme, que competiu Festival de Cannes no ano passado, a partir de 1º de abril nas plataformas Now, iTunes, Vivo Play, Google Play e YouTube Premium.

Tendo estreado em 27 de fevereiro, o longa sobre a "uberização" de uma família de trabalhadores teve pouco mais de duas semanas de carreira no circuito brasileiro.

Na indústria americana, a Universal Pictures foi o estúdio que tomou a frente nesse tipo de iniciativa, adiantando o lançamento online de filmes que ficaram pouco tempo em cartaz, como o horror "The Hunt" (a caçada), a adaptação de Jane Austen "Emma" e "O Homem Invisível", terror que estreou no Brasil em fevereiro.

O braço brasileiro da distribuidora não respondeu à reportagem sobre a possibilidade de o movimento ser replicado também por aqui.

O avanço do coronavírus fez a Universal ir além e tomar uma iniciativa inusitada -programar, nos EUA, a estreia de "Trolls World Tour" para 10 de abril nos cinemas que estiverem abertos no país e, simultaneamente, nas plataformas de streaming.

O movimento representa a quebra de um certo tabu para os grandes estúdios cinematográficos, que sempre se mostraram resistentes à diminuição da janela entre lançamentos em cinemas físicos e online. Quem sabe o coronavírus não sirva para acelerar a mudança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: