Veja como cada deputado do ES votou em projeto que reduz pena de Bolsonaro
Foram 291 votos a favor ante 148 contrários, além de uma abstenção
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece redução de penas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os demais presos por participação nos ataques às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Foram 291 votos a favor ante 148 contrários, além de uma abstenção.
O projeto, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), ainda tem que passar pelo Senado. O presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP), disse que a matéria deve ser votada ainda neste ano.
O maior bloco parlamentar da Casa, do qual fazem parte partidos do centrão com ministérios no governo Lula, orientou pela aprovação da proposta. Bancadas do PP, União Brasil, MDB e PSD deram ampla maioria pelo chamado PL da dosimetria.
Já partidos alinhados com a esquerda votaram contra, sendo que PCdoB, PT e PSOL foram unânimes em rechaçar a proposta.
A votação ocorreu na madrugada, após um dia de confusão na Câmara com a expulsão à força do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) do plenário --ele ocupou a Mesa em protesto contra seu processo de cassação. Houve agressões e cerceamento à imprensa por parte da polícia legislativa.
O texto pode diminuir o tempo de prisão de Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão na ação da trama golpista, para 2 anos e 4 meses em regime fechado, segundo o relator e parlamentares de oposição.
A depender da interpretação, porém, o projeto pode levar a uma redução menor, para algo entre 3 anos e 4 meses e 4 anos e 2 meses em regime fechado. O patamar esperado pela oposição dependerá da remição da pena, ou seja, de Bolsonaro reduzir seu tempo preso por meio de trabalho ou estudo.
Veja abaixo como cada deputado do Espírito Santo votou:
Amaro Neto (Republicanos) - Sim
Da Vitória (PP) - Sim
Dr. Victor Linhalis (Podemos) - Sim
Evair de Melo (PP) - Sim
Gilson Daniel (Podemos) - Sim
Gilvan da Federal (PL) - Sim
Helder Salomão (PT) - Não
Jack Rocha (PT) - Não
Messias Donato (Republicanos) - Sim
Paulo Folletto (PSB) - Ausente
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários