X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tribunal de Justiça tem novo desembargador

Magistrado foi escolhido por unanimidade para ocupar vaga de Adalto Dias Tristão, que se aposentou


Imagem ilustrativa da imagem Tribunal de Justiça tem novo desembargador
Ubiratan Almeida Azevedo foi aprovado pelo critério do merecimento e vai compor a 2ª Câmara Criminal do TJ. |  Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) elegeu nesta quinta (15) um novo desembargador. O nome do juiz Ubiratan Almeida de Azevedo foi aprovado por unanimidade para o preenchimento da vaga de desembargador pelo critério de merecimento, tendo recebido os 27 votos possíveis.

O resultado foi proclamado pelo presidente do TJ, desembargador Fabio Clem de Oliveira. 

O juiz é da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Vila Velha. 

A vaga preenchida foi deixada pelo desembargador Adalto Dias Tristão, que se aposentou por idade em novembro.

Esta foi a terceira vez consecutiva que o juiz Ubiratan Almeida compôs a lista tríplice. 

Na escolha por merecimento, juízas e juízes que figurem na lista tríplice por três vezes consecutivas ou cinco vezes de forma alternada recebem a promoção.

O novo desembargador tomou posse administrativamente no final da sessão e compõe, a partir desta data, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal.

Alguns desembargadores, ao votarem, destacaram qualidades do novo membro do Tribunal.

“Voto pela sua promoção por merecimento por reconhecer suas qualidades morais e intelectuais, e de chefe de família, de juiz e de magistrado”, disse o corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca.

O desembargador Namyr Junior também se pronunciou ao votar e afirmou que tem profundo respeito e admiração pela excelência do novo desembargador.

“Um magistrado diferenciado sob a ótica da lisura no trato com os processos judiciais que são submetidos à sua apreciação, um colega extremamente cortês que agrega junto com os demais pares da magistratura um relacionamento sempre muito próximo, fino e educado”, destacou.

A desembargadora Eliana Junqueira Munhós destacou o período em que trabalhou com o juiz Ubiratan Almeida.

“Nos dois anos de convivência com o doutor Ubiratan, na época mais próxima na Corregedoria, muito me impressionou sua capacidade de convivência sempre muito calmo, comedido, preparado, ele muito bem fará à nossa equipe no tribunal”, afirmou.

Também compuseram a lista tríplice, nesta quinta-feira (15), os magistrados Fabio Brasil Nery, pela segunda vez consecutiva, e Aldary Nunes Júnior, pela primeira vez.


Saiba mais


O novo desembargador

Ubiratan Almeida de Azevedo, eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), era juiz   da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Vila Velha.

É também juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), eleito para mandato até 31 de janeiro de 2023. Mas ao tomar posse como desembargador, a vaga no TRE-ES passa a ser ocupada pela juíza Isabella Rossi Naumann Chaves.

O novo desembargador já atuou como membro substituto no Tribunal, além de ter sido assessor da vice-presidência e da presidência da Corte.

Ubiratan tomou posse administrativamente no final da sessão e compõe, a partir desta data, a Segunda Câmara Criminal do Tribunal.

O magistrado recebeu 27 votos na sessão do Tribunal Pleno e foi eleito, por  unanimidade, pelo critério de merecimento.

O Pleno elegeu o novo desembargador para compor a Corte, na vaga deixada pelo desembargador Adalto Dias Tristão, que se aposentou recentemente.

Segundo o TJ, esta foi a terceira vez consecutiva que o juiz Ubiratan Almeida de Azevedo compôs a lista tríplice. 

Juízas e juízes que figurem na lista tríplice por três vezes consecutivas ou cinco vezes de forma alternada, recebem a promoção.

Fonte: TJ-ES e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: