Tribunal de Justiça tem novo desembargador
Magistrado foi escolhido por unanimidade para ocupar vaga de Adalto Dias Tristão, que se aposentou
Escute essa reportagem
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) elegeu nesta quinta (15) um novo desembargador. O nome do juiz Ubiratan Almeida de Azevedo foi aprovado por unanimidade para o preenchimento da vaga de desembargador pelo critério de merecimento, tendo recebido os 27 votos possíveis.
O resultado foi proclamado pelo presidente do TJ, desembargador Fabio Clem de Oliveira.
O juiz é da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Vila Velha.
A vaga preenchida foi deixada pelo desembargador Adalto Dias Tristão, que se aposentou por idade em novembro.
Esta foi a terceira vez consecutiva que o juiz Ubiratan Almeida compôs a lista tríplice.
Na escolha por merecimento, juízas e juízes que figurem na lista tríplice por três vezes consecutivas ou cinco vezes de forma alternada recebem a promoção.
O novo desembargador tomou posse administrativamente no final da sessão e compõe, a partir desta data, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal.
Alguns desembargadores, ao votarem, destacaram qualidades do novo membro do Tribunal.
“Voto pela sua promoção por merecimento por reconhecer suas qualidades morais e intelectuais, e de chefe de família, de juiz e de magistrado”, disse o corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca.
O desembargador Namyr Junior também se pronunciou ao votar e afirmou que tem profundo respeito e admiração pela excelência do novo desembargador.
“Um magistrado diferenciado sob a ótica da lisura no trato com os processos judiciais que são submetidos à sua apreciação, um colega extremamente cortês que agrega junto com os demais pares da magistratura um relacionamento sempre muito próximo, fino e educado”, destacou.
A desembargadora Eliana Junqueira Munhós destacou o período em que trabalhou com o juiz Ubiratan Almeida.
“Nos dois anos de convivência com o doutor Ubiratan, na época mais próxima na Corregedoria, muito me impressionou sua capacidade de convivência sempre muito calmo, comedido, preparado, ele muito bem fará à nossa equipe no tribunal”, afirmou.
Também compuseram a lista tríplice, nesta quinta-feira (15), os magistrados Fabio Brasil Nery, pela segunda vez consecutiva, e Aldary Nunes Júnior, pela primeira vez.
Saiba mais
O novo desembargador
Ubiratan Almeida de Azevedo, eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), era juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Vila Velha.
É também juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), eleito para mandato até 31 de janeiro de 2023. Mas ao tomar posse como desembargador, a vaga no TRE-ES passa a ser ocupada pela juíza Isabella Rossi Naumann Chaves.
O novo desembargador já atuou como membro substituto no Tribunal, além de ter sido assessor da vice-presidência e da presidência da Corte.
Ubiratan tomou posse administrativamente no final da sessão e compõe, a partir desta data, a Segunda Câmara Criminal do Tribunal.
O magistrado recebeu 27 votos na sessão do Tribunal Pleno e foi eleito, por unanimidade, pelo critério de merecimento.
O Pleno elegeu o novo desembargador para compor a Corte, na vaga deixada pelo desembargador Adalto Dias Tristão, que se aposentou recentemente.
Segundo o TJ, esta foi a terceira vez consecutiva que o juiz Ubiratan Almeida de Azevedo compôs a lista tríplice.
Juízas e juízes que figurem na lista tríplice por três vezes consecutivas ou cinco vezes de forma alternada, recebem a promoção.
Fonte: TJ-ES e pesquisa AT.
Comentários