Tribunal de Contas do Espírito Santo tem conselheiro concursado
Donato Volkers é doutor em Direito e Engenheiro Eletricista e foi aprovado em 1º no 3º concurso do Tribunal de Contas para o cargo
Escute essa reportagem
Empossado nó último mês como conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado, o doutor em Direito e engenheiro eletricista Donato Volkers Moutinho se tornou o sexto a assumir o cargo no Estado por meio de concurso público.
Moutinho foi aprovado em 1º lugar no terceiro concurso realizado na história do TCES para o cargo, que ocorreu devido à aposentadoria do ex-conselheiro substituto João Luiz Cotta Lovatti, em 2021.
Mas antes de ser empossado, o novo conselheiro substituto já havia acumulado extensa contribuição de serviços prestados à instituição: ele atuou 19 anos no tribunal, tendo ingresso via concurso público para auditor de controle externo.
“Logo após me formar em Engenharia Elétrica na Ufes, trabalhei como especialista em automação e controle de processos em uma grande indústria por alguns meses, e logo depois fui aprovado no concurso do TC-ES, para atuar como auditor na área de Engenharia Elétrica. Atuei nos primeiros anos em auditorias de obras públicas e serviços de engenharia”, detalhou.
O novo conselheiro substituto também atuou em outras atividades de controle, como na fiscalização de contratos de concessão de serviços públicos e no gerenciamento de unidade técnica que atuava na fiscalização e prestação de contas de órgãos estaduais.
Desde 2021 até a posse, ele estava atuando como secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, cargo de direção de sua área técnica.
“Neste primeiro momento no cargo, o foco será de aprendizado e de adaptação às novas atividades. A perspectiva, para os próximos anos, é de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública, em geral, e do TC-ES em particular, visando ajudar o Tribunal a continuar a ser uma referência de boa atuação e beneficiar os capixabas”, afirma.
O concurso do qual Moutinho foi aprovado foi o primeiro do TC-ES para o cargo nesta década, e o terceiro neste século.
O primeiro ocorreu em 2001 e resultou na aprovação dos conselheiros substitutos Márcia Jaccoud Freitas, João Luiz Cotta Lovatti, Sebastião Carlos Ranna de Macedo (que hoje atua como Conselheiro titular e também foi auditor de controle externo do TC-ES antes de assumir ser aprovado no concurso) e Marco Antonio da Silva.
Já o segundo ocorreu em 2013 e resultou na aprovação do conselheiro substituto Eduardo Perez, que faleceu em 2015.
Comentários