X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tribunal de Contas do Espírito Santo tem conselheiro concursado

Donato Volkers é doutor em Direito e Engenheiro Eletricista e foi aprovado em 1º no 3º concurso do Tribunal de Contas para o cargo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tribunal de Contas do Espírito Santo tem conselheiro concursado
Donato Volkers disse que, neste primeiro momento, seu foco é no aprendizado e adaptação às novas atividades |  Foto: Divulgação

Empossado nó último mês como conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado, o doutor em Direito e engenheiro eletricista Donato Volkers Moutinho se tornou o sexto a assumir o cargo no Estado por meio de concurso público.

Moutinho foi aprovado em 1º lugar no terceiro concurso realizado na história do TCES para o cargo, que ocorreu devido à aposentadoria do ex-conselheiro substituto João Luiz Cotta Lovatti, em 2021.

Mas antes de ser empossado, o novo conselheiro substituto já havia acumulado extensa contribuição de serviços prestados à instituição: ele atuou 19 anos no tribunal, tendo ingresso via concurso público para auditor de controle externo.

“Logo após me formar em Engenharia Elétrica na Ufes, trabalhei como especialista em automação e controle de processos em uma grande indústria por alguns meses, e logo depois fui aprovado no concurso do TC-ES, para atuar como auditor na área de Engenharia Elétrica. Atuei nos primeiros anos em auditorias de obras públicas e serviços de engenharia”, detalhou.

O novo conselheiro substituto também atuou em outras atividades de controle, como na fiscalização de contratos de concessão de serviços públicos e no gerenciamento de unidade técnica que atuava na fiscalização e prestação de contas de órgãos estaduais.

Desde 2021 até a posse, ele estava atuando como secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, cargo de direção de sua área técnica.

“Neste primeiro momento no cargo, o foco será de aprendizado e de adaptação às novas atividades. A perspectiva, para os próximos anos, é de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública, em geral, e do TC-ES em particular, visando ajudar o Tribunal a continuar a ser uma referência de boa atuação e beneficiar os capixabas”, afirma.

O concurso do qual Moutinho foi aprovado foi o primeiro do TC-ES para o cargo nesta década, e o terceiro neste século.

O primeiro ocorreu em 2001 e resultou na aprovação dos conselheiros substitutos Márcia Jaccoud Freitas, João Luiz Cotta Lovatti, Sebastião Carlos Ranna de Macedo (que hoje atua como Conselheiro titular e também foi auditor de controle externo do TC-ES antes de assumir ser aprovado no concurso) e Marco Antonio da Silva.

Já o segundo ocorreu em 2013 e resultou na aprovação do conselheiro substituto Eduardo Perez, que faleceu em 2015.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: