Três novos desembargadores são eleitos no Tribunal de Justiça
Eleição foi realizada nesta sexta-feira
Escute essa reportagem
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu, na manhã desta sexta-feira (19), três novos desembargadores que irão compor o órgão. 19 nomes disputaram as três vagas de carreira da magistratura, sendo um pelo critério de antiguidade e os outros dois por merecimento.
Por merecimento, foi eleito o juiz Júlio Cesar Costa de Oliveira. Ele obteve 18 votos. Helimar Pinto e Sérgio Ricardo de Souza obtiveram cada um 15 votos, ficando na segunda colocação. Cada um dos 24 desembargadores escolheram três nomes.
Por antiguidade, foi eleita a juíza Raquel Durão Correia Lima.
O terceiro desembargador, também eleito por merecimento, foi Helimar Pinto. Ele chegou a ficar empatado, com 20 votos, com o juiz Sérgio Ricardo de Souza. No entanto, como já compôs a lista tríplice do Tribunal de Justiça pela terceira vez, acabou sendo o escolhido. Ubiratan Almeida Azevedo ficou em terceiro, com 16 votos.
Além destes três desembargadores, serão retirados de uma lista sêxtupla os pretendentes que irão compor a lista tríplice para a vaga de desembargador destinada ao Ministério Público (MPES). A mesma será encaminhada ao governador para escolha de um. A vaga do MP, junto a uma outra para a advocacia, fazem parte do chamado Quinto Constitucional, cadeiras às quais as duas classes têm direito na Corte.
Os advogados escolherão através de voto, em dezembro, uma lista com seis candidatos a ser encaminhada ao TJ. Do tribunal também sairá uma lista tríplice com destino ao Palácio Anchieta, onde o governador apontará o desembargador.
Comentários