X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Suspeita de venda de sentença: Após juízes, mais dois acusados conseguem liberdade


Na esteira da concessão de habeas corpus aos juízes suspeitos de venda de sentença no Fórum da Serra, o empresário Eudes Cecato, suposto beneficiário dos magistrados, e o ex-funcionário da Associação de Magistrados do Estado (Amages), Davi Miranda da Silva, também conseguiram revogar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no final da tarde desta sexta-feira (06), a prisão preventiva a que eles estavam submetidos no Centro de Detenção Provisória de Viana 2.

Como o Tribuna Online informou em primeira mão, os juízes Alexandre Farina e Carlos Alexandre Gutmann, conseguiram liminar para serem libertos, respectivamente, nesta quinta-feira (05) e início da tarde desta sexta. Farina saiu do ginásio do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, onde estava preso, ainda na noite de quinta para sexta.

O ministro Joel Ilan Paciornik do STJ julgou o pedido dos quatro e chegou a negar a liberdade para Gutmann na primeira vez. Tanto a defesa do magistrado, como a defesa do empresário e a do ex-funcionário da Amages, solicitaram então que a mesma ordem em relação a Farina fosse dada aos dois.

“A pedido dos advogados Israel Jorio e Raphael Boldt, o ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reconsiderou a decisão proferida na noite de quinta-feira (05) e revogou a prisão do juiz Carlos Alexandre Gutmann”, escreveu a defesa do magistrado.

Para os advogados do juiz, foi reparado um equívoco, tendo em vista que os argumentos considerados para a soltura de Farina “constam expressamente no pedido de habeas corpus impetrado em favor de Gutmann, inclusive anteriormente. O Ministro, com serenidade, identificou a inconsistência e sanou a injustiça”, concluiu a nota.

Venda de sentença
Os dois magistrados são investigados por suposta venda de sentença no Fórum da Serra onde atuam e estavam presos preventivamente há pouco mais de uma semana em salas separadas no ginásio de esportes do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Espírito Santo, que é destinado a prisões especiais como a de magistrados.

Imagem ilustrativa da imagem Suspeita de venda de sentença: Após juízes, mais dois acusados conseguem liberdade
A Justiça decretou a prisão dos juízes Alexandre Farina Lopes e Carlos Alexandre Gutmann, do Fórum da Serra, investigados por suposta venda de sentença. |  Foto: Montagem: Tribuna Online

A suposta fraude envolvendo os juízes foi descoberta após a Justiça autorizar acesso ao conteúdo do telefone apreendido judicialmente do ex-policial civil Hilário Frasson, acusado de ter mandado assassinar a médica Milena Gottardi, sua ex-mulher.

Ele teria mantido conversas pelo WhatsApp com Farina, negociando a compra da sentença para favorecer o empresário do ramo imobiliário Eudes Cecato.

As negociações teriam ocorrido ao longo do mês de fevereiro de 2017, e a sentença foi proferida no dia 3 de março do mesmo ano. Segundo a denúncia, Farina e Gutmann teriam supostamente atuado em conluio para, em troca de vantagem econômica, atender aos interesses do empresário.

O Ministério Público do Estado (MP-ES) solicitou a prisão preventiva dos quatro por estarem supostamente interferindo nas investigações, que foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES), na quinta-feira da semana passada. As defesas recorreram e foram atendidas pelo STJ.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: