X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

PTB e Patriota vão se unir e virar PRD

A união entre os dois partidos está em processo desde o ano passado; No Espírito Santo, cada sigla tem um deputado estadual


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem PTB e Patriota vão se unir e virar PRD
Muribeca informou que não deve continuar na sigla caso haja a fusão |  Foto: DIVULGAÇÃO/ ALES — 02/03/2023

A fusão entre os partidos PTB e Patriota resultará na criação do Partido Renovação Democrática (PRD). A informação foi confirmada pelos presidentes dos dois partidos no Espírito Santo,  Bruno Lourenço e Rafael Favatto, respectivamente.

A união entre os dois partidos está em processo desde o ano passado, quando as siglas  anunciaram a junção e a criação do nome  “Mais Brasil”. No entanto, de acordo com Favatto, a nomenclatura “Mais Brasil” não foi aprovado, a partir de uma decisão de Brasília. “Não pode colocar o nome do País no nome”, disse o ex-deputado estadual. 

Favatto alegou que a partir de agora, com um novo partido, será possível ter mais tempo de televisão e mais participação em debates, fortalecendo os candidatos. Já Lourenço confirmou que os dois partidos irão “ressurgir” após a concretização da fusão. “Será uma linha de centro-direita”.

Leia mais notícias de Política aqui 

Patriota e PTB possuem, cada, um deputado estadual entre os 30 da Assembleia Legislativa: Coronel Weliton (PTB) e Pablo Muribeca (Patriota). 

Com a fusão, o deputado Muribeca informou que não deve continuar na nova sigla, PRD. “Sou grato aos dirigentes do Patriota, em especial ao amigo Favatto, pelo apoio e parceria. No entanto, tenho pretensões futuras que me levam a buscar um novo partido”, confirmou.

Ainda segundo Muribeca, existe incerteza em relação à composição da executiva da nova sigla resultante da fusão. “Estou em conversas avançadas com alguns partidos e duas possibilidades se destacam, Republicanos e PSD”, revelou.

Já o deputado Coronel Weliton afirmou que existem três possibilidades a partir da fusão: ficar no partido, sair da nova sigla e ficar sem partido. Ele confirmou que ainda não conversou com o PTB sobre seus próximos passos. 

Supremo 

Segundo Favatto, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia já enviou a proposta para manifestação do Ministério Público. 

“Se estiver tudo dentro dos conformes a proposta vai voltar para a ministra, ela vai analisar e vai para julgamento do Plenário para a criação do novo partido ser finalmente efetivada”, confirmou Rafael Favatto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: