X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Projeto dá carro e 200 litros de combustível para cada vereador da Serra

Proposta que será votada pela Câmara da Serra dá a cada um dos parlamentares veículo cedido e 200 litros de combustíveis todo mês


Imagem ilustrativa da imagem Projeto dá carro e 200 litros de combustível para cada vereador da Serra
Câmara de Vereadores da Serra: proposta que tramita na Casa permite que parlamentar guarde carro em casa |  Foto: Thiago Coutinho - 02/04/2019

Uma proposta enviada à Câmara da Serra prevê a concessão de um carro para cada um dos 23 vereadores, além de 200 litros de combustível por mês. O projeto foi protocolado no dia 25 de outubro e aguarda votação.

Segundo o texto da resolução nº 12 de 2021, os carros têm a finalidade de dar suporte aos parlamentares no exercício da função.

“Os veículos oficiais têm por finalidade dar suporte às atividades parlamentares sendo expressamente vedada a utilização para fins particulares, sob pena de responsabilização, nos termos da lei”.

Ainda de acordo com o texto da resolução, a decisão de compra ou aluguel dos carros será do presidente da Casa, o vereador Rodrigo Caldeira (PRTB). Os veículos deverão ser guardados na garagem oficial da câmara.

Porém, se a garagem ficar muito longe da casa do vereador que utiliza o carro, o mesmo poderá guardá-lo na própria residência, mediante autorização do presidente.

O veículo deverá ser utilizado para fazer trabalhos como fiscalização e inspeção, além de diligências e execuções de trabalhos que exijam o máximo de aproveitamento de tempo dos vereadores.

A resolução destaca que os vereadores não podem utilizar os carros para transportar familiares, em passeios, excursões e outras finalidades que não sejam a prestação do serviço público.

O carro também não poderá ser utilizado em feriados ou finais de semana, salvo quando estiver a serviço de atos oficiais.

O texto determina ainda que os carros a serem entregues aos vereadores deverão ser do tipo mais econômico do mercado. “Não será permitida a aquisição de carros de luxo, salvo na hipótese dos carros destinados à Presidência”.

Combustível

A proposta também estabelece que cada vereador terá direito a 200 litros de combustíveis por mês. O controle de abastecimento será feito pela Coordenadoria Administrativa, sendo que o parlamentar deverá registrar o dia e a hora do abastecimento, além da quilometragem e a quantidade de combustível que for colocado.

O texto prevê situações em que o vereador poderá ficar suspenso de utilizar o veículo pelo período de 90 dias. O parlamentar deverá pagar as multas que vier a receber.

“Município grande”

A reportagem tentou contato com o presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira, durante a tarde de ontem, mas ele não atendeu às ligações. O parlamentar também não respondeu mensagem enviada por WhatsApp.

Já o vereador Cleber Serrinha (PDT), que é 1º vice-presidente da Mesa Diretora, afirmou que o projeto se faz necessário pois a Serra é um município grande.

“Rodar bairro, fiscalizar, é muito grande. Rodar com o próprio carro é complicado, não dá conta. Estamos conversando, dialogando com a proposta. Ainda não tem nada definido”, ressaltou o vereador.

Entenda a proposta

Carro disponível

No dia 25 de outubro, um resolução que prevê a concessão de um carro para cada vereador foi protocolada na Câmara da Serra.

Além do veículo, os parlamentares terão direito a 200 litros de combustível por mês.

De acordo com informações da Câmara, os autores da resolução são os vereadores Rodrigo Caldeira (PRTB), que é presidente da Casa, Cleber Serrinha (PDT), professor Alex Bulhões (PMN) e Teilton Valim (PP).

A proposta determina que caberá ao presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira, decidir se os veículos serão comprados ou alugados.

Os veículos deverão ser do modelo mais econômico, ficando proibida a utilização de carros de luxo, salvo na hipótese dos destinados à Presidência.

Os carros deverão ser utilizados somente para dar suporte ao trabalho dos parlamentares do município. E não poderá ser usado para fins particulares, como transportar familiares, realizar passeios, excursões e outras finalidades.

Fonte: Resolução nº 12 de 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: