X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Prefeito é notificado por utilizar redes sociais para "promoção pessoal"

Para o Ministério Público de Contas, utiliza o perfil pessoal para divulgar ações da prefeitura


Ouvir

Escute essa reportagem

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, foi novamente notificado pelo Ministério Público de Contas do Estado. Em decisão publicada no Diário Oficial de Contas, do último dia 07 de janeiro, o órgão argumentou que o Arnaldinho tem associado sua imagem e logomarca pessoal às ações e programas do município.

Esta é a segunda vez que o prefeito é notificado sobre este tema. Um pedido cautelar já havia sido emitido pelo MPC, junto ao Tribunal de Contas do Estado, em julho de 2021, mas este foi indeferido. O Ministério Público de Contas recorreu alegando que "a equipe técnica da Corte de Contas reconheceu a “nítida promoção pessoal” nas postagens do prefeito de Vila Velha, embora ele permaneça “desafiando a Lei Orgânica do Município de Vila Velha e as Constituições Federal e Estadual, realizando postagens que associam sua imagem e logomarca pessoal às ações e programas do município".

O MPC pediu que o prefeito "se abstenha de prestar contas à sociedade por meio de perfil pessoal nas redes sociais, associando sua imagem e logomarca pessoal às ações e programas do município, por configurar uso indevido do cargo público para promoção pessoal".

"O órgão ministerial destaca também que considera “louvável – e necessária – a atitude do gestor público de prestar contas à sociedade por meio das redes sociais”, desde que não associe sua imagem ou qualquer signo que identifique sua gestão às ações e programas do ente público", informou o MPC por nota.

Ainda segundo o MPC, Arnaldinho foi notificado pelo relator do caso, conselheiro Rodrigo Coelho, para apresentar contrarrazões ao recurso ministerial no prazo de 10 dias.

Em nota, o prefeito de Vila Velha afirmou que "apresentará seus argumentos como fez até momento em todas as ocasiões que questionamentos precisaram ser esclarecidos", que não cometeu nenhuma ilegalidade e que "o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE) concedeu decisão favorável ao prefeito, quando foi provocado acerca do assunto, em julho do ano passado".

"O prefeito utiliza a rede social pessoal dentro da legalidade. O próprio MPC reconhece como  “louvável – e necessária – a atitude do gestor público (o prefeito Arnaldinho) de prestar contas à sociedade por meio das redes sociais”, que segue com o único objetivo, de ser transparente em atos públicos, dialogar com a cidade e exercer sua influência digital, da qual as métricas comprovam notoriedade, para incentivar as pessoas a se vacinarem, testar contra a COVID-19, realizar exames preventivos d outros cuidados com a saúde e projetar a imagem da cidade de Vila Velha para milhares de internautas diariamente", completou o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: