X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Políticos já admitem disputar prefeituras no ano que vem

Partidos já se preparam para o pleito e alguns nomes já estão cotados para a disputa. Outros evitam falar sobre possíveis candidaturas


Imagem ilustrativa da imagem Políticos já admitem disputar prefeituras no ano que vem
Urnas eletrônicas: eleições para vereador e prefeito estão previstas para outubro do próximo ano. |  Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Após a posse do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e a aproximação da data da posse dos deputados estaduais e federais eleitos, políticos e partidos começam a se movimentar para as disputas eleitorais municipais, que acontecerão em outubro de 2024, sobretudo a disputa às prefeituras. 

Alguns políticos, por exemplo, já admitem colocar seus nomes à disposição do partido que estão filiados. Um dos casos é de Neucimar Fraga (PP), que confirmou a informação.

“Meu nome está  à disposição do partido para as eleições à Prefeitura de Vila Velha. Queremos discutir com grupos de direita, para enfrentar o candidato Arnaldinho Borgo”, comentou o ex-prefeito da cidade (2009-2012).

A equipe do atual prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), informou que o chefe do Executivo Municipal acredita que ainda é cedo para discutir o processo eleitoral de 2024.   

“Lá na frente vamos discutir o processo eleitoral, se for da vontade do povo”, disse Arnaldinho. 

Apesar disso, de acordo com o secretário-geral de Planejamento do Podemos,  partido do prefeito de Vila Velha,  o nome de Arnaldinho Borgo deve aparecer entre os candidatos.

“Na Região Metropolitana, além das candidaturas dos prefeitos Arnaldinho Borgo, de Vila Velha, e Wanderson Bueno, de Viana, o partido vai manter o nome de Eleazar Lopez para Fundão”, disse o secretário, por meio de nota.

De acordo com informações de bastidores, um nome cotado para disputar à Prefeitura de Vitória é do deputado federal eleito, Gilvan da Federal (PL). 

Em nota, a equipe de Gilvan alegou que ainda é muito cedo para falar das eleições municipais

“Acabamos de sair de uma eleição onde fui eleito pelo PL.  Onde o povo capixaba precisar de mim, lá eu estarei”, comentou Gilvan, que foi vereador da capital.

Já a respeito do atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), a equipe de comunicação enviou uma nota contendo alguns projetos que a prefeitura realizou na cidade nos últimos anos, porém não ficou claro se Pazolini irá ou não concorrer. Informações de bastidores dão conta de que ele deve ser candidato. 

No Sul, a Prefeitura de Cachoeiro já possui um nome na lista de pré candidatos. É o vereador Juninho Corrêa (PL).  “Eu confirmo. Temos projeto de  reconstruir Cachoeiro de Itapemirim”.

Deputados não precisam renunciar para se candidatar

As próximas eleições municipais estão marcadas para acontecerem em outubro de 2024. Deputados federais e estaduais que estarão em exercício de seus mandatos, por exemplo, não precisarão renunciar a seus respectivos cargos, caso optem por disputar as cadeiras das prefeituras.

De acordo com o advogado especializado em Direito Administrativo e Eleitoral, Alexandre Marques, por ser um cargo legislativo, os parlamentares podem se candidatar aos cargos majoritários, como de prefeito.

“Isso acontece sem a necessidade de renúncia ao cargo legislativo de deputado”, explicou.

A inscrição para as eleições municipais irão acontecer de acordo com o ano corrente. A partir de agosto de 2024, haverá o registro das candidaturas, conforme o calendário a ser divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda segundo Marques, em caso de derrota nas eleições, os deputados estaduais ou federais, que podem ou não optar por se licenciar do cargo, voltam normalmente às suas cadeiras, seja na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), ou na própria Câmara Federal, em Brasília.

“Polarização não deve decidir eleição”

Imagem ilustrativa da imagem Políticos já admitem disputar prefeituras no ano que vem
Vinícius Zuccolotto, cientista político. |  Foto: Acervo Pessoal

A princípio, as eleições municipais de 2024 não devem ser decididas na polarização.

Políticos de partidos que não são de Lula e Bolsonaro (PT e PL), ganharam as prefeituras da Grande Vitória da última vez. O histórico dos candidatos faz muita diferença nos próprios municípios. 

É preciso esperar para ver se a via que apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continuará forte no Espírito Santo. Atualmente o grupo tem força, mas o candidato desse grupo perdeu as últimas eleições para governador do Estado, por exemplo. Por isso, podemos entender que o bolsonarismo possui um teto no Estado. Já o  PT não possui muita força eleitoral local.


Saiba mais


Partidos e políticos

Alguns partidos já começaram a se movimentar pelas cadeiras das prefeituras do Espírito Santo e outros ainda acreditam que é cedo para falar sobre o assunto. Apesar disso, alguns políticos já confirmaram que devem concorrer às próximas eleições municipais, que vão acontecer  em outubro de 2024.

Podemos

O partido conta com os nomes de Arnaldinho Borgo, atual prefeito de Vila Velha, Wanderson Bueno, de Viana e Marcos Luiz Jauhar, de Guaçuí, que tentarão se reeleger. Além deles, a sigla vai manter Eleazar Lopes para a disputa da prefeitura de Fundão e Gedson Merizio, de Guarapari. A lista segue com os nomes de Lucas Scaramussa, Linhares; Allan Ferreira, Cachoeiro de Itapemirim; Roberto Rangel, em Aracruz; Toninho Bitencourt, em Marataízes; Márcio CDA, Afonso Cláudio; Ronaldo Borges, Divino de São Lourenço; Marcus Assad, Anchieta; e também deve contar com Guerino Balestrassi em Colatina; dentre outros nomes.

Políticos

O nome de Vandinho Leite (PSDB) foi ventilado por algumas fontes da reportagem como um dos políticos que poderiam concorrer à Prefeitura da Serra. Porém, o próprio alegou que não deve ser candidato a prefeito. Ele acabou de se reeleger deputado estadual.

Lorenzo Pazolini (Republicanos) foi apontado como um nome que tentará se reeleger. Apesar disso, a equipe de Comunicação do atual prefeito de Vitória não confirmou, nem negou a informação.

Neucimar Fraga (PP) já confirmou que irá concorrer às eleições novamente pela cidade de Vila Velha e que coloca seu nome à disposição do partido para enfrentar Arnaldinho Borgo (Podemos), atual prefeito da cidade.

Arnaldinho Borgo (Podemos) disse que é cedo para tomar a decisão, porém o partido chegou a confirmar que ele deve se candidatar.

Gilvan da Federal (PL), que está cotado para disputar à Prefeitura de Vitória, informou que ainda é cedo para responder oficialmente.

A equipe de Helder Salomão (PT) informou que o assunto ainda não foi tratado. O nome do deputado federal é cotado para disputar à Prefeitura de Cariacica. Salomão já foi prefeito da cidade (2005-2012).

João Coser (PT) comentou que ficou feliz em ter o nome lembrado para disputar a Prefeitura de Vitória, mas disse que é  tema para o futuro.

Erick Musso (Republicanos) comentou que ainda não trata a respeito da eleição de 2024. Ele é cotado para tentar se eleger em Aracruz.

Até o fechamento da edição, partidos como  PSDB, PSB. PT e PL não haviam respondido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: