Novos vereadores de Vitória apresentam suas propostas
Segurança, apoio ao empreendedor, esporte e desenvolvimento econômico e social são prioridades dos que estreiam no Legislativo
Escute essa reportagem
A capital capixaba terá oito novatos no Legislativo municipal a partir de 2025. São vereadores e vereadoras eleitos em Vitória que terão, pelos próximos quatro anos, a primeira experiência em um cargo eletivo.
Aylton Dadalto (Republicanos) conta que seu mandato terá como foco a segurança pública, o apoio à iniciativa privada, a valorização do esporte e a defesa às parcerias público-privadas.
“Vou propor medidas como a criação de uma rede de ações preventivas a serem executadas pela Guarda Civil Municipal de Vitória e a instalação das chamadas câmeras tagarelas, para coibir crimes patrimoniais pela cidade”.
Quem também destaca a segurança pública e o empreendedorismo como uma de suas principais bandeiras é Dárcio Bracarense (PL), que relata querer reduzir a burocracia que penaliza comerciantes da cidade.
Já Ana Paula Rocha (Psol) conta que o direito à cidade será uma pauta fortemente presente em seu mandato, com destaque à defesa de uma cidade socialmente acessível e inclusiva, especialmente para as mulheres, povo negro, comunidade LGBTQIAPN+ e juventudes.
Tetracampeão mundial no futebol de areia, Bruno Malias (PSB) disse que irá, num primeiro momento, focar no esporte, citando a necessidade de se criar um Plano Municipal do Esporte e de se definir um Fundo Municipal do Esporte.
Já João Flávio (MDB) promete um mandato com “voz ativa das comunidades e em defesa da transformação social e do cuidado com quem mais precisa”. Ele destaca a prioridade em ações para impulsionar a geração de emprego para os jovens.
Pedro Trés (PSB) diz que tem como objetivo trabalhar para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de buscar melhorias para o acesso à saúde, educação, transporte e meio ambiente.
Professor Jocelino (PT) destacou projetos na cultura, na saúde, educação e assistência social, citando a necessidade dos vereadores de atuarem em prol da ampliação de atendimentos médicos especializados, além de propor leis para fornecer absorventes, contraceptivos e medicamentos essenciais.
A vereadora Mara Maroca (PP) foi procurada, mas até o fechamento desta edição, não se manifestou.
DETALHES
Aylton Dadalto
O vereador disse que sua atuação terá como foco a segurança pública, o apoio à iniciativa privada, a valorização do esporte e a defesa às parcerias público-privadas.
Ana Paula Rocha
Destacou o direito à cidade como pauta fortemente representada em seu mandato, afirmando que pretende defender uma cidade socialmente acessível e inclusiva, pensada a partir do olhar das mulheres, do povo negro, da comunidade LGBTQIAPN+ e das juventudes.
Educação, cultura e meio ambiente também foram citadas como pautas essenciais e prioritárias do mandato.
Bruno Malias
Relatou ter construído uma gama de propostas para a cidade em áreas como educação, meio ambiente, saúde, segurança, esporte e cultura, que serão pautadas ao longo do mandato. E que, num primeiro momento, irá focar em propostas para o esporte.
Dárcio Bracarense
Citou como principais bandeiras a segurança pública, a desburocratização e a busca pela eficiência, a transparência e a autonomia do Poder Legislativo.
João Flávio
Disse que seu mandato terá voz ativa das comunidades em defesa da transformação social, e priorizará ações que promovam qualificação profissional e que ampliem as oportunidades para os jovens.
Pedro Trés
tem como objetivo trabalhar para o desenvolvimento econômico e social da cidade, contribuindo para ajudar na criação de oportunidades que beneficiem todos os moradores.
Professor Jocelino
Citou como principais bandeiras e pautas as áreas da saúde, educação, e cultura, além do cuidado ao servidor público municipal, a atuação na assistência social, a geração de emprego e renda e o foco na igualdade de gênero e raça.
Mara Maroca
Foi procurada, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.
Nem veteranos, nem novatos
Além dos oito citados, os vereadores eleitos Camilo Neves (PP) e Baiano do Salão (Podemos) não chegaram a ser eleitos em legislaturas anteriores, mas não são exatamente novatos: Ambos assumiram o cargo de vereador temporariamente em 2022 durante as licenças de Luiz Paulo Amorim e Anderson Goggi.
Comentários