Mudança de nome: Avenida Dante Michelini pode receber o nome de ex-governador
Proposta foi apresentada nesta quinta-feira e vai ser analisada pelos vereadores
Um novo projeto de lei na Câmara Municipal de Vitória promete reacender debates históricos e polêmicos na capital capixaba. O vereador Armandinho Fontoura (PL) protocolou o PL nº 27/2026, que propõe alterar o nome da principal via da orla de Camburi, a atual Avenida Dante Michelini, para Avenida Governador Gerson Camata. A medida visa revogar a legislação de 1967 e rebatizar o local com o nome de uma figura histórica da política do Espírito Santo.
A justificativa para a retirada do nome atual toca em uma ferida profunda da sociedade: o Caso Araceli. O parlamentar argumenta que o filho de Dante Michelini, que dá nome à via, foi um dos acusados pelo assassinato da menina em 1973, crime que se tornou símbolo de impunidade no país. Dante Brito Michelini, no entanto, foi inocentado do crime.
Pelo viés da homenagem, o texto exalta a trajetória de Gerson Camata, primeiro governador eleito diretamente no estado durante a redemocratização (1983-1986) e senador por três mandatos. Para o autor da proposta, a alteração tem caráter pedagógico: “Uma avenida que carrega seu nome conta uma história, inspira futuras gerações e fortalece nosso vínculo com personalidades que moldaram nosso caminho coletivo”.
Caso o projeto avance e seja aprovado pelos vereadores, os custos para a troca das placas e sinalização ficarão a cargo da Prefeitura de Vitória. Armandinho busca agora o apoio dos colegas para a aprovação da matéria. “Homenagear Gerson Camata não é apenas um tributo, é um ato de educação cívica e de reconhecimento a uma das figuras políticas mais relevantes da história capixaba”, finalizou.
Vale lembrar que este não é o primeiro pedido para troca de nome. Há alguns anos, diversas propostas já foram apresentadas para dar o nome de Araceli à avenida Dante Michelini. As proposta, no entanto, nunca foram aprovadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários