X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

MPES quer que ONG explique sobre verba recebida de programa de Michelle Bolsonaro


 

Imagem ilustrativa da imagem MPES quer que ONG explique sobre verba recebida de programa de Michelle Bolsonaro
Michelle Bolsonaro: direcionamento sem edital de concorrência |  Foto: Divulgação

O Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) pediu esclarecimentos a uma Organização Não Governamental (ONG) de São Paulo sobre um repasse de R$ 14.700 recebido do programa Pátria Voluntária, do governo federal, presidido pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.

O MP-ES quer saber quando a Associação Virgem de Guadalupe, com sede em São José dos Campos (SP), recebeu a quantia do programa da União. O pedido acontece no contexto do procedimento de aborto da menina capixaba de 10 anos, que ganhou as manchetes de todo o País, após ser estuprada por um tio e viajar até Recife (PE) para dar fim à gravidez.

A Associação Virgem de Guadalupe é uma das entidades que participaram de reuniões com autoridades em agosto durante a definição da interrupção da gravidez. A ONG diz, de forma institucional, que é “pró-vida” e contra o aborto.

Ao jornal Folha de S. Paulo, a presidente da entidade, Mariângela Consoli, já chegou a dizer que sua ida a São Mateus, onde residia a criança, fez parte de uma missão “institucional”. Investigações do jornal apontaram que a delegação fez parte de um esforço do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) de impedir que o aborto fosse realizado.

O ministério e a entidade, no entanto, negam terem tido essa intenção. Agora, o MP-ES quer saber, quando foi feito o repasse do programa à entidade. A ideia é tentar identificar se há alguma relação entre a doação e a ação dela no episódio envolvendo a menina.

Investigações

Na semana passada, o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União pediram a abertura de investigações sobre o direcionamento de recursos do Pátria Voluntária após denúncia de que o programa repassou, sem edital de concorrência, dinheiro de doações privadas a instituições missionárias evangélicas aliadas da ministra Damares Alves, do MMFDH.

À Agência Globo, a presidente da ONG disse não saber quem teria indicado a entidade para receber os recursos. A reportagem entrou em contato com a ONG por telefone, para comentar o pedido de esclarecimento da promotoria capixaba, sem sucesso.

*Matéria atualizada às 16h45 do dia 09 de outubro de 2020.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: