X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Moraes e Mendonça batem boca, divergem sobre golpe no 8/1 e depois se desculpam

Discussão aconteceu durante o julgamento do primeiro réu por atos golpistas


Imagem ilustrativa da imagem Moraes e Mendonça batem boca, divergem sobre golpe no 8/1 e depois se desculpam
André Mendonça e Alexandre Moraes discutiram durante julgamento |  Foto: Reprodução / Rádio e TV Justiça

O ministro Alexandre Moraes travou uma discussão com o ministro André Mendonça quando este afirmou que não houve o crime de golpe de Estado, durante o julgamento do primeiro réu do 8/1.

O debate começou quando o ministro Cristiano Zanin interveio no voto do colega e disse que a tentativa já seria suficiente para a configuração do crime. Mais à frente, ambos se desculparam.

Mendonça argumentou que nem toda abolição significa se chegar a um golpe de estado e para isso, precisa-se restringir o exercício dos Poderes constituídos, o que não houve neste caso.

"Entendo que, para um golpe teria que ser instituída uma norma ordem jurídica e institucional, definir o que seria feito com o congresso e o STF, com a imprensa liberdade e das pessoas, uma série de planejamento de condutas que não vi nesses manifestantes. Para qualquer ação de golpe dependeria uma ação de outras forças, basicamente dos militares", disse.

Gilmar Mendes discordou da argumentação e disse que fatos foram acumulando e foi se perdendo o controle, como os atos do dia 12 de dezembro, que classificou como de terrorismo, "com carros incinerados em postos de gasolina". E invasão à sede da Polícia Federal, como Moraes acrescentou.

"A cadeira que o senhor está sentado, por exemplo, ministro, estava na calçada", afirmou.

Nisso, Mendonça afirmou que "há muitas perguntas sem resposta e que "não conseguia entender como o Palácio do Planalto foi invadido como foi". "Sabe a vigilância que deve ter", afirmou.

Após a fala, a discussão se acirrou e Moraes chegou a afirmar que era um absurdo o ministro colocar a culpa no Ministério da Justiça ou que os atos foram "uma conspiração do governo contra o governo", ao que Mendonça afirmou que não era para colocar palavras em sua boca.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: