X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Médico que denunciou Prevent entra em programa de proteção à testemunha

A informação foi dada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid


 

Imagem ilustrativa da imagem Médico que denunciou Prevent entra em programa de proteção à testemunha
O médico Walter Correa de Souza Neto, durante CPI da covid no Senado |  Foto: Reprodução/Senado Federal

O médico Walter Correa de Souza Neto, autor do dossiê que deu origem às investigações sobre a Prevent Senior, tem recebido ameaças e foi incluído no programa de proteção à testemunha.

A informação foi dada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid no Senado, durante visita da cúpula da CPI do Senado ao Ministério Público de São Paulo, na capital paulista, nesta quarta-feira (10). "Isso demonstra a obscuridade do momento em que vivemos", disse o senador.

Rodrigues revelou que o servidor público Ricardo Miranda também é alvo de ameaças e foi incluído no programa de testemunhas.

Segundo a advogada do médico, Bruna Morato, Miranda é um dos denunciantes do caso Covaxin, que acusa o governo federal de irregularidades na compra de vacinas contra a Covid-19.

A cúpula da CPI é formada pelos senadores Omar Aziz (PSD-AM), que presidiu a CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente das investigações, e Renan Calheiros (MDB-AL), o relator. O trio e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) integram a chamada Frente Parlamentar Observatório da Pandemia.

A frente foi criada para acompanhar os desdobramentos da CPI, concluída há cerca de um mês, e esteve em São Paulo para entregar documentos ao Ministério Público, à Câmara Municipal e ao Ministério Público do Trabalho, que investigam a operadora .

Uma força-tarefa formada por promotores de São Paulo conduz uma investigação criminal para apurar a conduta da Prevent Senior no tratamento de pacientes durante a pandemia.

Os promotores receberam um terabyte de informação dos senadores nesta quarta-feira (10). "A partir desses subsídios é que as investigações avancem", disse o procurador-geral.

"A CPI trouxe aspectos que nós consideramos da alçada de São Paulo", disse o senador Randolfe Rodrigues. "Quatro depoimentos da CPI foram entregues. Mais de um terabyte encaminhado pelos médicos sobre o macabro esquema criado pela Prevent Senior."

A operadora de saúde é acusada de ter administrado o chamado kit Covid, formado por medicamentos sem comprovação científica para tratar a doença, além de ter conduzido um estudo ilegal com cerca de 600 pacientes com Covid que tomaram os medicamentos.

Desde o fim de outubro, hospitais da rede estão proibidos de receitar e administrar o kit Covid, segundo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com a Promotoria de Saúde Pública.

O acordo prevê multa caso isso ocorra, além de outras sanções, como a obrigatoriedade de publicar em veículos de grande circulação um comunicado sobre a falta de comprovação da efetividade dos remédios.

Antes de se reunir com o procurador-geral de Justiça na sede do Ministério Público de São Paulo, a frente parlamentar esteve no escritório dos advogados Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça, e Sylvia Steiner para entregar o relatório da CPI do Senado. Os advogados "deram importante contribuição técnica na elaboração do documento", segundo os congressistas.

Está prevista também a visita dos congressistas à Câmara Municipal de São Paulo, onde está instalada a CPI da Prevent Senior, e ao Ministério Público do Trabalho, que também conduz uma investigação sobre a operadora.

O último compromisso do grupo em São Paulo será no Instituto Butantan.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: