X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Médico de Bolsonaro descarta cirurgia mais delicada após internação em SP

Ex-presidente fez cirurgias para corrigir hérnia de hiato e desvio de septo na manhã desta terça-feira (12)


Imagem ilustrativa da imagem Médico de Bolsonaro descarta cirurgia mais delicada após internação em SP
Político deve receber alta nesta quarta (13) ou quinta-feira (14) |  Foto: Reprodução/Facebook/Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez cirurgias para corrigir hérnia de hiato e desvio de septo na manhã desta terça-feira (12), no hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo.

Uma terceira intervenção, mais complexa, estava prevista e serviria para corrigir as alças intestinais, uma parte móvel do intestino. No entanto, segundo o médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, ela foi descartada porque o ex-presidente está com "função intestinal adequada", sem obstruções e com bom funcionamento.

De acordo com informações do advogado e assessor do ex-presidente Fabio Wajngarten, Bolsonaro foi para o centro cirúrgico por volta das 5h. Três horas depois, ele afirmou que os procedimentos haviam terminado e que eles "transcorreram dentro da maior tranquilidade".

A correção de hérnia de hiato teve como objetivo, diz o assessor, tratar refluxo, soluços e tosses secas contínuas. A cirurgia no septo foi indicada para melhorar a condição respiratória do ex-presidente.

Segundo boletim divulgado por Wajngarten, Bolsonaro fez uma endoscopia digestiva alta para tratar o refluxo e procedimentos de septoplastia, turbinectomia e uvulopalatofaringoplastia.

Na ocasião, o advogado não fez referência à cirurgia mais complexa que estava prevista. Cirurgias anteriores ou traumas podem gerar nas alças intestinais aderências — uniões indesejadas a outros órgãos ou tecidos—, que dificultam o trânsito das fezes, causando obstrução ou lentidão.

Diferentemente das outras cirurgias, a de alças intestinais poderia estar ligada à facada que Bolsonaro sofreu em 2018 durante a campanha eleitoral. Ele foi ferido por Adélio Bispo de Oliveira na cidade mineira de Juiz de Fora.

Na tarde desta terça, Macedo disse à Folha de S.Paulo que o político deve receber alta nesta quarta (13) ou quinta-feira (14).

Bolsonaro deve ser recebido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e pernoitar no Palácio dos Bandeirantes após deixar a unidade.

A informação foi confirmada pela assessoria do governo. O ex-presidente já passou a noite no Palácio dos Bandeirantes ao menos duas vezes.

A presença do ex-presidente atraiu manifestantes diante do hospital.

Na tarde de segunda (11), quando Bolsonaro foi internado, duas mulheres protestaram contra o político em frente à unidade. Elas seguravam cartazes nos quais defendiam a prisão do ex-presidente e criticavam sua atuação na pandemia de covid, além de citar o caso das joias.

Houve um início de tumulto, quando um pedestre entrou em conflito com as mulheres, e dois carros da Polícia Militar foram deslocados para o local.

Na manhã desta terça, um homem gritou "fora, Lula" em frente ao Vila Nova Star. No começo da tarde, um grupo de cinco bolsonaristas permanecia no local, com peças em verde e amarelo em referência à bandeira do Brasil, frases contra Lula e a favor de Bolsonaro.

No fim da tarde, Michelle Bolsonaro cumprimentou apoiadores que estavam na frente do hospital. Ela mostrou o ex-presidente deitado na cama por meio de uma videochamada no celular e tirou fotos com algumas pessoas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: