Lula relembra acidente no ES: 'um dos momentos mais tristes da minha vida'
Em junho de 1999, dois membros da comitiva do presidente morreram em um acidente na BR-101
Escute essa reportagem
Durante sua visita ao Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (15), Lula relembrou um dos episódios mais trágicos da sua carreira política. Em 1999, quando era presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), ele se envolveu em um acidente na BR-101, em Sooretama — no acidente, dois membros da comitiva morreram. "Aquele foi possivelmente um dos momentos mais tristes que eu vivi na minha vida", disse o presidente em seu discurso.
As vítimas fatais foram o ex-deputado estadual Otaviano de Carvalho (PT) e a assessora de imprensa do partido, Elizabeth Gomes Lima. Perly Cipriano, ex-Subsecretário de Direitos Humanos do primeiro mandato de Lula, também se feriu no acidente. O carro em que eles estavam pegou fogo após uma colisão traseira. " O Perly conseguiu sair. Quando eu desci do carro [ele] parecia um bife ambulante. O Perly estava cheirando a carne assada, com o rosto todo queimado", relembrou Lula ao ver Perly na plateia da solenidade desta sexta.
Lula ainda contou que, momentos antes do acidente, saiu do carro que pegou fogo para seguir viagem em outro veículo que fazia parte da comitiva. "A gente estava indo de São Mateus, não sei pra onde, acho que voltando pra Vitória. E a gente estava numa turma, tinha três ou quatro carros. O João Coser me chamou e eu vim, mudei de carro. Eu estava no carro, exatamente o carro que pegou fogo".
Relembre o acidente
O acidente que resultou na morte do ex-deputado estadual do Espírito Santo Otaviano de Carvalho (PT) e a assessora de imprensa do PT, Elizabeth Gomes Lima, aconteceu no dia 10 de junho de 1999. O acidente com a comitiva de Lula, então presidente do PT, ocorreu em Sooretama, a cerca de 200 km de Vitória.
Perly Cipriano, que também estava no carro, sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em 35% do corpo. Lula e sua comitiva voltavam de um ato em São Mateus quando tiveram de parar em um trecho da BR-101 devido a um congestionamento causado por outro acidente. O carro em que as vítimas estavam era o último dos veículos da comitiva.
Um caminhão desgovernado atingiu a traseira do veículo, que acabou se chocando com outro caminhão. O carro, então, pegou fogo. Elizabeth Lima morreu na hora e Carvalho veio a óbito preso nas ferragens durante o incêndio.
Comentários