X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Lula deve passar por cirurgia após viagem à França

O presidente reclamou que vem sofrendo de fortes dores na região da perna e quadril. Essa não foi a primeira reclamação de dores


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente Lula (PT) deve passar por cirurgia para tratar uma artrose no fêmur no fim deste mês, após retornar de viagem oficial à França. O mandatário comentou essa possibilidade durante encontro com senadores aliados no Palácio do Planalto.

Lula se reuniu com senadores na noite de segunda-feira (5) para agradecer o empenho para aprovar a medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios. Partiu do mandatário a iniciativa de comentar que faria o procedimento cirúrgico ao retornar de Paris, onde participa de cúpula sobre pacto global, promovida pelo presidente Emmanuel Macron.

O presidente reclamou que vem sofrendo de fortes dores na região da perna e quadril. Essa não foi a primeira reclamação de dores. Em viagem à Bahia, no mês passado, o mandatário afirmou que toma injeções diárias, mas que elas já não resolvem. E brincou com o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, que ele precisaria curá-lo para ele voltar a jogar futebol.

"Depois, vou fazer uma consulta com o Otto. Estou com um problema na cabeça do fêmur, e você é ortopedista, sabe disso, e você sabe que você vai ter que me curar, porque eu sou bom de bola e não posso jogar mais", afirmou na ocasião.

Imagem ilustrativa da imagem Lula deve passar por cirurgia após viagem à França
O presidente reclamou que vem sofrendo de fortes dores na região da perna e quadril. Essa não foi a primeira reclamação de dores |  Foto: Reprodução/Instagram

A cirurgia já vinha sendo recomendada pela equipe médica que cuida do presidente Lula. Também havia sido indicado que ele reduzisse o ritmo de viagens e eventos públicos.

Lula, no entanto, vem mantendo a sua agenda e até intensificado os compromissos no exterior. Realizou no mês passado uma longa viagem ao Japão, como um dos convidados para a reunião do G7, fórum que reúne algumas das principais economias do mundo.

O presidente já havia feito uma viagem de 24 horas para a visita oficial à China.

Além da França, o mandatário ainda deve viajar nos próximos meses para a África do Sul, para a reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) foi procurada, mas ainda não se manifestou até a publicação dessa reportagem.

Leia mais:

União paga R$ 1,4 bilhão em dívidas atrasadas de estados

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Governo exonera diretor do MEC investigado em esquema de kits de robótica

Saiba o que muda com a nova proposta de reforma tributária


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: