X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Lula desiste de visitar Santa Catarina após Milei confirmar encontro com Bolsonaro

Encontro de Bolsonaro com Milei e a agenda de Lula aconteceriam praticamente ao mesmo tempo, e em cidades vizinhas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Lula desiste de visitar Santa Catarina após Milei confirmar encontro com Bolsonaro
Presidente Lula desistiu de visitar Santa Catarina por conta de encontro de Milei com Bolsonaro no estado |  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ir neste final de semana para Itajaí, no litoral de Santa Catarina, após o presidente da Argentina, Javier Milei, confirmar ida para um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Balneário Camboriú. O encontro de Bolsonaro com Milei e a agenda de Lula aconteceriam praticamente ao mesmo tempo, e em cidades vizinhas.

Além de Santa Catarina, o presidente também deixou de lado uma visita para Goiânia. As viagens do petista confirmadas pela Secom são para o interior paulista. Nesta quinta-feira, 4, o chefe do Executivo vai para Campinas e Salto.

De acordo com políticos do PT catarinense procurados pelo Estadão, a presença de Milei e Bolsonaro em Balneário Camboriú, que fica a 15 quilômetros de distância de Itajaí, poderia acarretar um desgaste político e risco de hostilidade contra o petista.

Lula pretendia visitar o Porto de Itajaí entre a quinta-feira, 4, e o sábado, 6. A agenda, porém, não foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, responsável por divulgar os horários e locais das visitas do chefe do Executivo.

Ao Estadão, a Secom informou que nunca houve uma viagem agendada para Santa Catarina nesta semana, mas o petista tem interesse em visitar o Estado no futuro. Segundo o deputado Pedro Uczai (PT-SC), uma possibilidade é que o petista vá para o território catarinense no início de agosto para celebrar a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis e a retomada das atividades do Porto de Itajaí.

Bolsonaro e Milei vão ser as atrações principais da "versão brasileira" do Conservative Political Action Conference (CPAC), que vai acontecer entre o sábado, 6, e o domingo, 7. O evento também vai reunir parlamentares que integram o núcleo duro do bolsonarismo no Congresso Nacional e o político radical José Antonio Kast.

Não está previsto um encontro bilateral de Milei e Lula durante a estadia do chefe do Executivo argentino no País. É comum ser considerado como uma descortesia e até uma provocação diplomática quando um chefe de Estado pisa em solo estrangeiro e ignora o seu governante.

Além de confirmar a presença no evento em Balneário Camboriú, Milei cancelou a ida dele para o encontro de chefes de Estado do Mercosul, que vai acontecer na próxima segunda-feira, 8, em Assunção, capital do Paraguai.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: