X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Juiz é acusado de coagir testemunha em denúncia de assédio


Imagem ilustrativa da imagem Juiz é acusado de coagir testemunha em denúncia de assédio
|  Foto: Arquivo/AT

O pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) decidiu, por unanimidade, abrir mais um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar condutas do juiz titular da Vara Única de Presidente Kennedy, Marcelo Noto.

De acordo com o voto do corregedor-geral de Justiça, desembargador Ney Batista Coutinho, lido por ele na sessão de quinta-feira (6), o juiz teria agido para coagir uma testemunha de um processo disciplinar contra outro magistrado, acusado de assédio sexual contra uma agente de segurança patrimonial.

O desembargador leu, em plenário, mensagens que Marcelo Noto teria enviado por WhatsApp à testemunha. Em uma delas, ele teria escrito: “Você disse pra mim que a juíza insistiu para você depor. Fala que foi um mal-entendido, a carreira dele está em jogo, 20 anos de magistratura”.

Ainda segundo o corregedor, o magistrado admitiu que conversou com a testemunha na véspera do depoimento e que teria prometido como recompensa “uma banheira de espuma bem quentinha com champagne” se ela beneficiasse o juiz acusado de assédio.

Apenas ao fim do PAD será definido se o juiz será punido ou não. As sanções administrativas para quem já é membro vitalício da magistratura vão desde advertência até a aposentadoria compulsória.

O magistrado está afastado de suas funções desde 31 de maio do ano passado. Ele é acusado de ter montado um esquema de favorecimento na comarca de Presidente Kennedy. Em dezembro, somando salário e benefícios, ele recebeu R$ 44 mil de rendimentos líquidos.

Magistrado é inocente, diz defesa

Os advogados de defesa do magistrado Marcelo Noto, juiz titular da Vara Única de Presidente Kennedy, Marco Antônio Gama Barreto e Henrique Zumak Moreira reiteraram, por meio de nota, que o magistrado “não cometeu qualquer infração disciplinar, o que restará devidamente demonstrado durante o transcurso do processo administrativo.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: