X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Italianos de olho em votos dos descendentes no Estado

Candidatos a uma vaga no Parlamento da Itália estão em busca da preferência do colégio eleitoral capixaba, que tem 20 mil votantes


Ouvir

Escute essa reportagem

Com 35 mil cidadãos italianos e cerca de 20 mil aptos a votar nas eleições que serão realizadas pela Itália no próximo dia 25 de setembro, o Estado se torna um colégio eleitoral atrativo para os candidatos que querem se eleger pela América do Sul ao Parlamento do país europeu.

A reportagem de A Tribuna conversou com quatro candidatos à Câmara: Andrea Dorini, que mora no Estado; Fabio Porta, que esteve em terras capixabas semana passada, Luis Molossi e Renata Bueno, que desembarcam por aqui nos próximos 15 dias.

E há um estreante no mundo da política: o bicampeão mundial de Fórmula 1 e candidato ao Senado Emerson Fittipaldi, que afirmou, em videoconferência com a reportagem de A Tribuna, estar avaliando se conseguirá vir.

Cilmar Franceschetto, da diretoria da Comunità Italiana do Espírito Santo e conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.It.Es), do Consulado  da Itália no Rio, diz que os “aptos a votar são os maiores de 18 anos”. “Recebem duas cédulas. Uma para votar para deputado e outra  para senador”. 

 Cilmar observa que as cédulas de votação começam a chegar a partir do dia 9 ou 10 de setembro.

“As pessoas, sabendo que o prazo é curto,  assim que receberem  o envelope devem começar a votar  para devolver ao consulado também  pelos Correios. Já no dia 12, o ideal é devolver para que cheguem antes do dia 20, que é o prazo mais seguro”, diz.  A devolução é gratuita.

Morador de Santa Teresa, o engenheiro civil Leonardo Antunes Ferrari, 43, é cidadão italiano e já votou em uma eleição e um referendo.  “Busco por propostas que contemplem o estreitamento dos laços com a Itália. Gostaria de uma ampliação na estrutura de atendimento ao cidadão italiano aqui no Espírito Santo”, destaca.

As eleições seriam em junho de 2023, mas foram antecipadas após a renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi.

Candidatos e propostas

Emerson Fittipaldi

Candidato ao Senado

Piloto, bicampeão da Fórmula 1. Mora em São Paulo. 

Partido: Fratelli d’Italia.

Propostas: Promover o esporte integrando aos ítalo-descendentes do Brasil e América do Sul; defender o direito de sangue da cidadania, incluindo-o na Constituição; lutar pelo reconhecimento automático de diplomas dos ítalo-brasileiros e da América do Sul na Itália.

Fábio Porta

Candidato à Câmara

Senador, teve dois mandatos de deputado;  é sociólogo. Nascido na Itália, tem residência em São Paulo há 20 anos.

Partido: Partido Democrático (PD).

Propostas: Defender a cidadania por direito de sangue;  lei que prevê, na Itália, o ensino da história  italiana no mundo; programa de bolsas de estudos e estágios junto a empresas italianas.

Luis Molossi

Candidato à Câmara

Advogado. Vice-presidente da Consulta dos Vênetos no Mundo. É de Curitiba (PR).

Partido: Movimento Associativo Italiani all'Estero (Maie).

Propostas: Cultura e  educação, especialmente aos jovens,   em sua formação;   ampliar  o acesso aos serviços consulares rápidos e eficazes; ampliar   chances de negócios entre Brasil e Itália.

Andrea Dorini

Candidato à Câmara

Empresário. Nascido na Itália, mora no Estado há 18 anos, atualmente, em Alegre.

Partido: Forza Italia.

Propostas: Implementar o Campus Esportivo para Novos Talentos do Futebol,  vinculado ao presidente do partido, Silvio Berlusconi; intercâmbios  entre cidades brasileiras e italianas; resolver a bitributação dos aposentados italianos da América do Sul.

Renata Bueno

Candidata à Câmara

Advogada. Teve um mandato de deputada  na Itália. É de Brasília (DF).

Partido: Unione Sudamericana Emigrati Italiani (Usei).

Propostas: Inovação, com foco nos jovens, para que tenham títulos reconhecidos na Itália e  mais cursos; focar no empreendedorismo;  aumentar em ao menos 20% o orçamento para melhorar os serviços consulares.

Entenda

Renúncia e Parlamento

Antecipação

- A eleição ocorre pouco menos de um ano antes da data prevista, em junho de 2023, e foi provocada pela renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi e a dissolução do Parlamento pelo  presidente da Itália, Sergio Mattarella,  em   julho. Na ocasião, Mattarella disse que não havia apoio parlamentar ao governo.

Como é a votação?

Voto não é obrigatório

 - As eleições na Itália irão ocorrer no dia 25 de setembro, porém o eleitor no exterior terá até o dia 22 de setembro, às 16h, para fazer chegar à sede do Consulado da Itália,   da sua circunscrição,  no caso do Espírito Santo é o Consulado do Rio, o envelope com as cédulas preenchidas. O voto é facultativo, isto é, não é obrigatório.

 América do Sul elege três

- O Parlamento italiano possui 12 membros eleitos no exterior – oito deputados e quatro senadores. A repartição exterior América do Sul, à qual os cidadãos italianos residentes no Brasil pertencem, irá escolher três representantes: um para o Senado e dois para a Câmara dos Deputados. 

- “É possível votar em um senador de um partido e em deputados de partido diferente do senador. Porém, os deputados devem pertencer à mesma coligação”, diz Cilmar Franceschetto. 

Voto por correspondência

- Os eleitores italianos residentes fora da Itália irão receber pelos correios,   a partir do dia 9 ou 10 de setembro, um envelope com as cédulas eleitorais e instruções sobre como votar.

Atualização de dados

- Logo, é fundamental regularizar os seus dados pessoais e endereço com seu consulado, de preferência usando o portal online de serviços consulares Fast It: https://serviziconsolari.esteri.it

Atenção ao prazo curto

- Os eleitores que até 11 de setembro ainda não tiverem recebido o envelope eleitoral devem entrar em contato com o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro  para obter uma cópia. 

Fonte: Cilmar Franceschetto, da diretoria da Comunità Italiana e conselheiro do  Com.It.ES do Consulado Geral da Itália no Rio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: