X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Governo aciona Ministério Público para apurar inspeção de deputados a hospital


O governo estadual acionou o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para que o órgão investigue a inspeção realizada por seis deputados estaduais ao Hospital Dório Silva, na Serra. O pedido foi apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) nesta segunda-feira (15).

O caso aconteceu na tarde da última sexta (12). A inspeção foi realizada pelos deputados Lorenzo Pazolini (Republicanos), Carlos Von (Avante), Vandinho Leite (PSDB), Danilo Bahiense (PSL), Capitão Assumção (Patriota) e Torino Marques (PSL).

Segundo eles, a ação aconteceu após terem recebido denúncias a respeito das condições de trabalho de profissionais da saúde do Hospital Estadual Dório Silva, bem como a falta de leitos e de remédios.

Imagem ilustrativa da imagem Governo aciona Ministério Público para apurar inspeção de deputados a hospital
Hospital Dório Silva: meta do Estado é desafogar a unidade, que é referência para pacientes com Covid-19 |  Foto: Leone Iglesias - 02/01/2018

No documento, assinado pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, e pelo subprocurador-geral, Jasson Hibner Amaral, o governo aponta que a atitude dos parlamentares pode ser enquadrada ao artigo 268 do Código Penal: “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

Ainda na representação, a PGE ressalta a nota de repúdio divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) após o conhecimento da inspeção dos deputados: “Além da violação do direito à imagem de todas as pessoas constrangidas pelos invasores por meio da captação de imagens sem autorização, o ato é um desrespeito aos familiares que, devido a esses protocolos, não podem sequer ter contato com seus entes queridos”.

O pedido de apuração foi encaminhado à procuradora-geral de Justiça no Estado, Luciana Gomes Ferreira de Andrade. O MPES ainda não se manifestou sobre a solicitação.

Augusto Aras

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu investigação sobre a invasão a hospitais de campanha e agressões a profissionais de saúde nas últimas semanas. O procedimento dependerá do Ministério Público em cada Estado. Aras vai acionar procuradores em São Paulo e no Distrito Federal e poderá fazer o mesmo com outras unidades da federação nos próximos dias.

O pedido ocorre após o presidente Jair Bolsonaro ter solicitado, durante a transmissão semanal pelo Facebook, na quinta-feira (11), que "arranjassem uma maneira de entrar" em hospitais públicos e filmassem leitos de UTI para comprovar se as estruturas estão realmente ocupadas.

A atitude do presidente provocou reação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pediu publicamente a interferência do Ministério Público.

No ofício, Aras cita a possibilidade de os responsáveis pela invasão serem processados criminalmente. "Observadas as condições de procedibilidade, os eventos narrados podem ensejar, em tese, a responsabilidade criminal ou por ato de improbidade dos seus autores, razão pela qual solicito a Vossa Excelência a adoção das medidas que compreender necessárias ao enfrentamento da questão."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: